Publicidade

Estado de Minas

5 dicas de uma empresa B2B para cuidar de seus talentos

Os Millenials gostam de trabalhar mas, mais do que o dinheiro, o que retém estes talentos é a sua valorização por meio de diferentes benefícios


postado em 17/08/2017 18:00

(foto: Dino)
(foto: Dino)
A cada geração que surge, os hábitos mudam e também a forma de se trabalhar. Os membros da Geração Y, conhecidos também como Millennials, são os novos profissionais, ingressando agora no mercado de trabalho. Estes jovens gostam de trabalhar, mas o salário deixou de ser o principal fator a mantê-los em um emprego. Mais do que o dinheiro, o que retém estes talentos é a sua valorização por meio de diferentes benefícios.

Dentre as empresas que estão sempre em busca de inovações para engajar e motivar seus funcionários, está a Mega Sistemas, empresa de Itu, no interior de São Paulo, que desenvolve softwares de gestão empresarial. "Oferecemos benefícios que vão além do tradicional da maioria das companhias, que proporcionam não só o bem-estar como incentivam o seu crescimento profissional", afirma Beatriz Bernardi, Coordenadora de Recursos Humanos da companhia.

Pensando na adaptação das empresas para que elas se mantenham retendo talentos ao longo do tempo, Beatriz separou seis dicas já testadas (e utilizadas) pela Mega Sistemas. Veja abaixo:

1. Vestimenta
O famoso dress code ainda é necessário para algumas ocasiões, como reuniões com clientes, mas ele já está sendo deixado de lado em muitas carreiras. Na Mega, por exemplo, os funcionários podem ir de bermuda quando desejarem. "O valor do profissional vai muito além da roupa que ele está vestindo e o empregador deve deixar isso claro. Se ele fica o dia inteiro no escritório, não há porquê impedi-lo de usar algo mais confortável", explica Beatriz.

2. Maternidade
A maternidade é um assunto muito discutido no mercado de trabalho, mas é algo natural a qualquer mulher. Uma profissional não pode, em nenhum momento, pensar que está atrapalhando a empresa pelo fato de estar grávida ou ter se tornado mãe recentemente. De acordo com Beatriz, "a empresa deve tomar medidas que façam com que a mulher se sinta confortável nessas situações. Aqui na Mega, por exemplo, nós montamos uma sala de amamentação para que as mães possam retirar o leite."

3. Atividades físicas
Exercícios físicos são sinônimo de saúde e qualidade de vida e a empresa deve mostrar-se atenta a esse aspecto quando se diz respeito aos seus colaboradores. Pode não parecer, mas incentivo a práticas esportivas ou a oportunidade de praticar ginástica laboral algumas vezes por semana podem ser um grande diferencial na hora de um profissional escolher se vai continuar ou não em um emprego.

"Na Mega, a ginástica laboral é praticada três vezes por semana, além de quick massage onde todos os funcionários têm direito a uma sessão de 15 minutos. Os colaboradores que participam de corridas de rua têm 50% do valor de inscrição pago pela companhia e os que jogam futebol contam com uma quadra semanal locada", conta Beatriz. Para as mulheres, ela pontua, já foi disponibilizada a locação semanal (também custeada pela empresa) de uma quadra de vôlei.

4. Saúde mental
Não adianta nada incentivar os seus colaboradores a acompanharem a saúde de seu corpo se, mentalmente, eles estão cada vez mais desgastados. Oferecer um espaço para acompanhamento psicológico àqueles que estão com dificuldades para enfrentar algum problema ? seja profissional ou não ? ou em busca do autoconhecimento, é uma forma de mostrar apoio ao colaborador. Segundo Beatriz, "sessões individuais de plantão psicológico ou grupos antiestresse, como os oferecidos pela Mega, também podem ser uma boa alternativa na hora de mostrar valorização e cuidar de quem trabalha com você".

5. Educação
Se uma empresa valoriza o seu profissional e o considera um talento essencial para sua equipe, é necessário mostrar que o seu constante crescimento é incentivado. Beatriz fala de algumas opções: "Na Mega, temos o Programa de Desenvolvimento Up, idealizado para preparar profissionais para o futuro da empresa, e de suas carreiras. Temos também o Auxílio Educação, benefício financeiro de até 50% do valor das mensalidades para graduação, pós-graduação/MBA e certificações", finaliza.


Website: https://www.mega.com.br/home/

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade