Publicidade

Estado de Minas

Manufatura Aditiva para área de saúde é destaque em congresso de inovação em materiais e equipamentos

"O investimento em soluções de manufatura aditiva é fundamental. Evoluir nos tratamentos médicos é investir em alta tecnologia", Arnaldo Berger, CEO da TechCD


postado em 17/08/2017 13:15

(foto: Dino)
(foto: Dino)
A Stratasys (Nasdaq:SSYS), empresa de soluções de impressão 3D e manufatura aditiva, participa, em parceria com a TechCD, distribuidora autorizada de suas soluções, do Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para a Saúde (CIMES 2017), que ocorre nos dias 17 e 18 de agosto, no Hotel Maksoud, em São Paulo (SP). O objetivo é destacar os diferenciais e a variadas aplicações de manufatura aditiva que podem ser desenvolvidas por meio das soluções da Stratasys, baseadas nas tecnologias FDM e PolyJet, para empresas dos diversos segmentos do setor de saúde.

No evento promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios ? ABIMO, a empresa mostrará a razão da impressão 3D ou manufatura aditiva ser a tecnologia ideal para a inovação e educação no setor de saúde. Isso porque apoia desde os estudos acadêmicos até os planejamentos cirúrgicos, com biomodelos de diferentes cores e texturas, bem como garante à indústria agilidade em novos projetos de produtos inovadores, gabaritos e dispositivos usados em cirurgias complexas de diferentes especialidades.

"O uso da manufatura aditiva tem como principais benefícios para o mercado de saúde a possibilidade de produção de biomodelos, assépticos e literalmente personalizados, de protótipos a custos de desenvolvimento bem reduzidos, o que torna mais rápido o lançamento de produtos ao mercado", explica Anderson Soares, diretor geral da Stratasys do Brasil. Segundo ele, atualmente a impressão 3D também é muito utilizada para a produção de pequenos volumes de dispositivos, ferramentas e gabaritos médicos e odontológicos, com geometrias complexas e customizadas, altamente precisos e resistentes.

Outro diferencial da impressão 3D ou manufatura aditiva para as indústrias da área da saúde é a eliminação de inventário físico, que também afeta os resultados finais. A impressão 3D de ferramentas e peças diretamente a partir de arquivos digitais, por exemplo, reduz o desperdício e os custos com manutenção de estoque e armazenagem. Além disso, é possível responder com agilidade a picos de demanda, mudanças de projeto ou necessidade de substituição de peças ou ferramentas danificadas.

Para Arnaldo Berger, CEO da TechCD, as restrições dos processos tradicionais de fabricação deixam sua marca nos produtos finais e ideias inovadoras são descartadas quando não são comprovadas rapidamente ou viáveis economicamente. Afinal, quando mudanças no projeto de desenvolvimento de um produto forçam alterações imediatas de engenharia, geralmente há muito pouco tempo para avaliar todas as soluções possíveis, o que pode resultar em mudanças mais incidentais do que inovadoras.

"O investimento em novas soluções de manufatura aditiva é fundamental, pois é impossível falar de evolução nos tratamentos médicos sem o respaldo da alta tecnologia. Investir em novas aplicações e em tecnologia 3D na área médica é investir em saúde", afirma Berger.

Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde ? CIMES 2017
Data: 17 e 18 de agosto de 2017 ? quinta e sexta-feira
Horário: Das 8h às 18h
Local: Hotel Macksoud Plaza
Endereço: Rua São Carlos do Pinhal, 424, Bela Vista, São Paulo ? SP
Outras informações: http://cimes.org.br/sobre-a-cimes/

Sobre a TechCD: Desde 1999, a TechCD se destaca pela transparência aliada à qualidade de produtos e serviços, oferecendo soluções de tecnologia 3D de ponta para atender as constantes mudanças e evoluções do mercado.
Possui em seu portfólio a maior variedade de mídias para backup, mídias virgens, serviços de duplicação, impressão e distribuição de conceituadas marcas em equipamentos para publicação de CD"s, DVD"s e Blu-Rays, digitalizadores/exames de filmes médicos, transmissão de imagens DICOM, projetores, soluções de archiving, impressoras 3D e serviços de impressão 3D. Saiba mais em www.techcd.com.br ? techcdmedical.com.br.

Sobre a Stratasys
Por quase 30 anos, a Stratasys (NASDAQ: SSYS) tem sido o principal player e a força determinante em impressão e manufatura aditiva ? moldando a forma como as coisas são feitas. Com sede em Minneapolis, no Estado de Minnesota, EUA, e em Rehovot, Israel, a empresa capacita clientes de uma ampla gama de mercados verticais, possibilitando novos paradigmas de design e fabricação. Com mais de 2.700 funcionários e 1.200 patentes de manufatura aditiva concedidas ou pendentes, a Stratasys recebeu mais de 30 prêmios de tecnologia e liderança. Saiba mais em: www.stratasys.com.

Website: http://www.techcd.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade