Publicidade

Estado de Minas

Música sertaneja, rodeio e cultura: vai começar a maior Festa do Peão da América Latina

Festa acontece ininterruptamente há 62 anos ressaltando a cultura caipira, o rodeio como esporte e as raízes sertanejas


postado em 14/08/2017 15:00

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Um evento onde tudo é grandioso: 62 anos de história, programação musical com mais de 100 shows, na programação esportiva montarias todos os dias, com finais das principais disputas nacionais e rodeio internacional, expectativa de quase 1 milhão de visitas e uma estrutura com 2 milhões de metros quadrados. Não é por acaso que a Festa do Peão de Barretos é considerada a maior da América Latina. Este ano o evento acontece de 17 a 27 de agosto reunindo em 11 dias ícones do sertanejo, do rodeio e valorizando a tradição caipira.

A festa, promovida pela Associação Os Independentes, tem a expectativa de gerar 10 mil empregos diretos e indiretos no Parque do Peão. Outros milhares de empregos são gerados indiretamente apenas no mês de agosto.

Estima-se que na região, a Festa do Peão de Barretos movimente mais de R$ 200 milhões na economia ? principalmente com o aumento da demanda na rede hoteleira e imobiliária, restaurantes, supermercados, souvenires, entre outros ? impactando cidades vizinhas em um raio de até 200 quilômetros.

Entre as atrações artísticas estão programados mais de 100 shows musicais de estilos diversos. Famosos como Gusttavo Lima (Embaixador da Festa de 2017), Wesley Safadão, Luan Santana, Henrique & Juliano, Marília Mendonça, Maiara & Maraisa, Simone & Simaria, Chitãozinho e Xororó, Henrique & Diego, César Menotti & Fabiano, vão dividir o mesmo espaço com cantores anônimos que buscam na Festa o caminho para o estrelato.

Arena de rodeios
Considerado o maior rodeio da América Latina, a Festa de Barretos reúne competidores do Brasil e do mundo, em diversas modalidades de rodeio, com provas cronometradas.

Em 2017, a arena será palco das finais do campeonato brasileiro de montarias em touros da PBR (Professional Bull Riders) ? de 17 a 20 de agosto, o Campeonato Barretos nas modalidades Três Tambores e Working Penning ? de 18 a 20 de agosto, LNR (Liga Nacional de Rodeio) ? de 21 a 23 com final no dia 26 de agosto, Taça Os Independentes ? de 21 a 23, Rodeio Júnior ? de 24 a 27, CNAR (Confederação Nacional do Rodeio) ? de 24 a 27 e além da grande estrela da arena da Festa ? 25º Barretos International Rodeo ? de 24 a 27 de agosto.

Nomes de peso no rodeio estarão presentes na arena de Barretos, como o tricampeão mundial da PBR (2011, 2012 e 2014), Silvano Alves; o experiente e colecionador de títulos Guilherme Marchi (também campeão mundial da PBR ? 2008); o talento do jovem competidor Kaíque Pacheco, 23 anos, campeão de Barretos em 2015, e de bagagem internacional; e João Ricardo Vieira, um dos principais competidores da PBR, foi campeão no ano passado do The American (no Texas) e faturou 2 milhões de dólares na competição.

Tradição Caipira
A tradição da cultura caipira está mantida na Festa de Barretos. O Concurso Queima do Alho mantém viva a tradição culinária dos tropeiros e sertanejos. Um concurso de qual comitiva, composta por cozinheiros e ajudantes, prepara a melhor refeição do prato composto de feijão tropeiro, arroz carreteiro, carne assada serenada e paçoca de carne. O festival gastronômico é realizado no segundo sábado (26), da festa. A dupla Gilberto & Gilmar estará se apresentando durante o concurso.

Venda de Ingressos
Os ingressos para todos os setores do evento estão à venda no site: www.independentes.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade