Publicidade

Estado de Minas

Conteúdo local é alternativa para crise do mercado da comunicação

Percebemos que os moradores do interior se interessam em enxergar a realidade do seu bairro, da sua cidade que causam impacto direto em seu cotidiano


postado em 14/08/2017 13:15

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Com a crise dos grandes veículos de comunicação, o brasileiro tem procurado novas alternativas para se informar. De acordo com a Pesquisa Consumo de Notícias do Brasileiro, realizada em 2016 pela Advice Comunicação Corporativa e a BonusQuest, os portais são os veículos mais utilizados para o consumo de conteúdo, seguidos pelos jornais online e pela TV.

Encontrar novas formas de produzir conteúdo para um público cada vez mais conectado e exigente se tornou um desafio. Diante de tantas incertezas no mercado, o momento é oportuno para propor novas formas de levar informação ao leitor.

As brechas deixadas pela mídia tradicional ? focada nos acontecimentos internacionais, nacionais e estaduais ? despertaram a necessidade de oferecer conteúdo a um público que até então não se enxergava nos grandes veículos de comunicação: os moradores do interior.

Ao perceber esse cenário, o empresário Guilherme Turcato uniu as necessidades por informação das pequenas cidades e as oportunidades das plataformas digitais na criação do Portal da Cidade ? um veículo especializado na produção de conteúdo local. "Nossa intenção foi criar uma plataforma que mostrasse as cidades excluídas da cobertura da grande mídia. Percebemos que os moradores do interior se interessam em enxergar a realidade do seu bairro, da sua cidade e acontecimentos que causam impacto direto
em seu cotidiano", explica.

A plataforma transformada em franquia conta atualmente com unidades em sete estados. Além da cobertura factual, o Portal da Cidade investe na geração de conteúdos como agenda e cobertura de eventos, guia comercial da cidade, classificados de veículos, imóveis e empregos e exibição de imagens ao vivo.

OPORTUNIDADE PARA EMPREENDER

Na visão de Turcato, as ferramentas para quem deseja empreender na área da comunicação nunca estiveram tão acessíveis. "O avanço da tecnologia popularizou os veículos de comunicação, antes restritos aos grandes grupos de mídia. Hoje é possível empreender na área da comunicação com um investimento baixo, produzir conteúdo local e de qualidade e fazer a diferença para a sociedade", diz.

Analista financeiro por formação, José Roberto deixou a carreira de lado para investir na cobertura local dos acontecimentos em Paudalho, no interior de Pernambuco. "A cidade é muito pequena e não tinha um veículo de comunicação que retratasse os acontecimentos da nossa comunidade. Então tive a ideia de começar aqui um portal de conteúdo que mostrasse apenas a nossa realidade. Sempre quis empreender nessa área e isso só foi possível com o suporte e experiência da franquia que me passou todo o know-how necessário para alavancar meu negócio, algo que levaria tempo se fosse iniciar um site do zero", aponta.

A Franquia Portal da Cidade tem diferentes modelos de negócio para quem deseja empreender na área da comunicação. Acesse: www.franquiaportaldacidade.com

Website: http://www.franquiaportaldacidade.com

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade