Publicidade

Estado de Minas

5 dicas para passar em um concurso público

Esses mesmos profissionais que buscam notícias sobre concursos abertos e previstos também têm a necessidade de se preparar para as provas - Fernando Mariano


postado em 14/08/2017 11:45

(foto: Dino)
(foto: Dino)
É cada vez mais comum ver pessoas em busca da estabilidade financeira e empregatícia que um concurso público oferece. Em meio a um cenário de crise, os processos efetivos representam o emprego dos sonhos que vem atrelado a remunerações acima do mercado de trabalho e com excelentes planos de carreira e benefícios.

Tantas vantagens acabaram resultando no aumento da quantidade de candidatos que disputam as vagas disponíveis. O concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de 2016 foi um exemplo disso: mais de 1 milhão de candidatos se inscreveram para as 950 vagas abertas, em uma concorrência de 1.052 pessoas por vaga. Nem mesmo as universidades mais concorridas do país apresentam uma taxa tão disputada quanto essa. O preparo dos candidatos não fica atrás no que diz respeito à dedicação e empenho para encontrar bons editais e para estudar para eles.

"Esses mesmos profissionais que buscam notícias sobre concursos abertos e previstos também têm a necessidade de se preparar para as provas que são altamente concorridas. Para ajudá-los produzimos artigos comparativos e de análises sobre os diversos cursos preparatórios para concursos, assim como outras matérias relacionadas a dicas de preparação para concursos públicos", conta Fernando Mariano, diretor da Enter Concursos , que disponibiliza informações sobre as provas em andamento ou iminência e materiais de estudo.

Quer entrar de cabeça no mundo dos estudos para concursos? Confira 5 dicas que a Enter Concursos preparou para lhe ajudar a se dar bem nos estudos e passar em um concurso:

Saiba avaliar as informações
Muitos sites que oferecem informações sobre concursos têm fontes duvidosas ou que nem mesmo são citadas. Não confie em tudo o que você lê. Dados não-oficiais sobre alterações de datas, locais de prova e outras informações erradas pipocam na internet a todo momento e podem comprometer a sua concentração e foco. "A ideia da Enter Concursos é ser um ponto de partida para que o candidato busque o edital", explica Fernando que também enfatiza a importância de buscar fontes oficiais.

Maneje seu tempo
Estudar é muito importante, mas é preciso saber quando o tempo gasto nessa atividade está sendo realmente produtivo. Se estiver lendo e fazendo atividades por horas a fio, tente variar a estratégia de estudos lendo uma obra de literatura que seja importante para o concurso ou vendo algum filme histórico ? dessa maneira, você consegue estudar e se distrair ao mesmo tempo.

Ouvir podcasts, videoaulas e outros tipos de conteúdos interativos também pode ser construtivo. E, se no seu processo seletivo cai um conteúdo programático de inglês, porque não assistir uma série legendada no idioma?

Tenha paciência
Estudar para um concurso não é uma coisa rápida. Como as provas demoram a acontecer, é possível que fique os candidatos estudando por um tempo até conseguirem passar, mas não pense nisso como tempo perdido, mas como tempo investido em si mesmo. Mesmo que o resultado não seja imediato, seu desempenho nas provas vai valer a pena depois.

Também é importante evitar fazer comparações com outros candidatos ou achar que seu desempenho é inferior ao deles. Lembre-se de que cada prova é diferente e que nem sempre as notas serão as mesmas. Cada concurso seleciona um perfil específico e isso se reflete nos exames.

Faça provas antigas
Essa já uma grande conhecida dos concurseiros, mas fazer provas anteriores é fundamental. Mas não basta resolver exercícios avulsos, é preciso sentar-se com disciplina e fazer a prova na íntegra, para que você entenda como deve dosar seu tempo entre as questões. Tente até mesmo passar as respostas para o gabarito, porque isso também leva um tempo considerável.

Pesquise sobre o local da prova
Chegar atrasado ou sentir-se perdido pode comprometer toda a sua confiança no dia da prova. Se possível, visite o local antes para conhecer o caminho e saber por onde vai dirigir ou os transportes que precisa pegar.

Caso a prova seja em outra cidade, olhe no Google Maps a região e anote todos as linhas e horários de ônibus que serão necessários.

Saiba mais
A Enter Concursos é referência em relação à disponibilização de informações e materiais para estudo em concursos públicos. Para saber mais informações sobre as ferramentas disponíveis, acesse o site: https://www.enterconcursos.com.br.


Website: https://www.enterconcursos.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade