Publicidade

Estado de Minas

Colagenase do Cristália recebe patente americana


postado em 14/08/2017 01:00

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Em 08 de agosto, o Laboratório Cristália, que ao longo dos seus 45 anos se diferencia no mercado farmacêutico nacional pela inovação, comemora o recebimento da sua 93ª patente. Todo registro deve ser celebrado pelas indústrias farmacêuticas, no entanto, esse é especial, pois se trata da concessão da patente do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) Colagenase animal-free nos Estados Unidos.

A patente americana endossa a qualidade e inovação em nível mundial da colagenase, desenvolvida 100% no Brasil, com pesquisa científica nacional e obtida a partir de uma bactéria isolada da biodiversidade brasileira. "Foram mais de 15 anos de pesquisa, desenvolvimento, inovação e engajamento dos nossos cientistas, que foram imprescindíveis para a obtenção desse que é um dos orgulhos do Cristália: o IFA Colagenase animal-free, ou seja, produzido de maneira inovadora e totalmente livre de componentes de origem animal, o que confere maior produtividade e pureza mais elevada, de tal maneira que, além de ser utilizado na pomada Kollagenase ( utilizada para o tratamento de feridas e queimaduras) pode ser empregado no desenvolvimento de novas formulações, apresentações e associações terapêuticas voltadas para os mercados interno e externo", ressalta Eduardo Job, Presidente Executivo do Laboratório Cristália

Sobre o IFA Colagenase animal-free. O insumo foi criado com investimentos robustos do Cristália, buscando o desenvolvimento da matéria-prima necessária para a produção da pomada Kollagenase, fabricada pelo Laboratório desde 1979 e indicada para o tratamento de feridas de diversas etiologias (debridamento enzimático) e queimaduras, largamente utilizada em hospitais. Até 2016, quando o IFA Colagenase foi aprovado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Brasil, a pomada era fabricada com a colagenase importada. O Cristália, inclusive, é líder no Brasil, abrangendo 64% do mercado brasileiro de produtos à base da enzima Colagenase. Agora, com a patente americana, o Laboratório obterá ainda mais fôlego com exportações em outro mercados altamente competitivos.

Inovação. O Cristália é um laboratório que respira inovação desde sua fundação, em 1972, razão pela qual produz 53% dos IFAs empregados em seus produtos, enquanto o mercado nacional importa mais de 90% dos insumos. Hoje, são 93 patentes concedidas dos 175 depósitos de pedidos de patentes. "Foi a partir desse DNA inovador, que desenvolvemos Colagenase com alto padrão de excelência, colocando o Brasil, pela primeira vez, no posto de exportador de biotecnologia. É exatamente por esse motivo que a 93ª patente do Cristália ganha um peso especial para os mais de 5 mil funcionários do Cristália e para o Brasil de maneira geral", conclui Job.

Sobre o Cristália

Fundado há 45 anos, o Laboratório Cristália é um Complexo Industrial Farmacêutico, Farmoquímico, Biotecnológico, de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação 100% brasileiro. É pioneiro na realização da cadeia completa de um medicamento, desde a concepção da molécula até o produto final. Possui 93 patentes, sendo recordista nacional, e em anestesia, é líder de mercado na América Latina.

Na vanguarda quando o assunto é inovação, produz 53% das matérias-primas dos seus medicamentos na planta Farmoquímica. Está presente em mais de 95% dos hospitais brasileiros, e é referência no âmbito internacional com exportação de princípios ativos e produtos acabados para mais de 30 países. Investe há 15 anos em biotecnologia, possuindo as primeiras plantas privadas de Biotecnologia do Brasil.

O Grupo Cristália conta com cerca de 5.200 colaboradores, considerando as empresas coligadas, como os laboratórios Sanobiol, IMA e Latinofarma. | www.cristalia.com.br.


Mais informações para a imprensa

Lidia Andreatta - Gerente de Relações Institucionais & Comunicação Externa - (11) 3723-6475
lidia.andreatta@cristalia.com.br

Tino Comunicação
Vinicius Volpi/Cintia Siqueira
+ 55 11 3529-3638/ 11 97492-8040
vinicius@tinocomunicacao.com.br
cintia.siqueira@tinocomunicacao.com.br
www.tinocomunicacao.com.br


Website: http://www.cristalia.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade