Publicidade

Estado de Minas

A ferramenta ideal para o crescimento empresarial

Hoje temos uma internet muito mais rápida com computadores ou smartphones sendo considerados apêndices dos seres humanos.


postado em 11/08/2017 16:45

(foto: Dino)
(foto: Dino)

Não há dúvida alguma que a melhor forma de investir no capital humano de uma instituição é através de palestras, cursos e treinamentos presenciais para os funcionários. Ocorre que, o custo deste tipo de investimento pode inviabilizar o projeto principalmente quando a intenção é tocar todos os elementos da empresa.

Quando esses eventos são planejados em uma local fora da instituição os funcionários podem ter de percorrer grandes distâncias até o local do curso ou palestra e isso, muitas vezes, soma-se ao estresse do dia de trabalho e pode gerar mais falta de tempo ainda para família. O funcionário passa a enxergar o evento como algo traumático. A taxa de adesão pode ser pequena afinal, esses impeditivos vêm à mente das pessoas quando o departamento de RH convoca as equipes para novos treinamentos.

Caso o gestor decida por alocar o treinamento na sua própria empresa também deve pensar no volume do investimento necessário. Afinal, existe o custo com a sala de aula que envolve muitos detalhes como: energia elétrica, mobília, número de funcionários imobilizados para manter uma estrutura física do evento, Coffee Break e, o que pode ser o maior problema de todos: o tempo de paralisação das atividades funcionais de todos os envolvidos no treinamento, curso ou palestra.

Por outro lado, hoje temos uma internet muito mais rápida com computadores ou smartphones sendo considerados apêndices dos seres humanos. O que coloca em pauta um perfil de investimento bem mais em conta na construção de palestras, treinamentos ou cursos em vídeo aulas e apostilas online. Com uma grande vantagem: a possibilidade de um número infinito de alunos por classe no melhor tempo possível para o participante.

Claro que ainda enfrentamos um certo preconceito com o ensino a distância. Este modelo, também conhecido por sua sigla "EAD", gera alguns movimentos de rejeição como se fosse um novo elemento em nossa maneira de formar conceitos ou trocar conhecimentos.

Provavelmente os nascidos nas décadas de 80 e 90 não devem ter conhecimento sobre o extinto Projeto Minerva, que, pelas ondas do rádio, levava a didática do ensino de primeiro e segundo grau a milhões de brasileiros. Mais recentemente os Telecursos com ensino fundamental e médio prepararam, igualmente, um universo de pessoas para se certificarem em exames semestrais. Quantos trabalhadores, sem possibilidade de frequentar uma sala de aula tradicional, conseguiram alcançar um nível melhor de emprego e salário graças a este meio de contato com o saber?

Não precisamos ser tão modestos ao falar de ensino nessa modalidade, pois além do ensino a distância física existe o ensino afora da distância temporal e, com a aprovação de todos, ocorre de forma cotidiana em nossas vidas. Toda vez que pegamos um livro para ler pode ser que o autor já esteja morto há muitos anos. Isto também é, de forma bem simples, um formato EAD, só que muito além da barreira da vida. Platão ainda tem muito para nos dizer!

Tudo indica uma vitória certa do ensino a distância e, aqueles que não estiverem preparados para incorporar essa possibilidade em suas empresas, com certeza, vão perder o bonde da história. Esta é a única real mudança em um ambiente onde nada ocorreu nos últimos dois mil anos: a sala de aula.

Claro que sair da rotina sempre dói e, pode ser muito difícil para uma estrutura antiga adotar novas posturas. Este medo de enfrentar alterações significativas nada mais é que comodismo e preguiça, dois fatores capazes de destruir qualquer inovação criativa. Uma desculpa razoável seria acusar a falta de estrutura tecnológica, no entanto, isso está sendo vencido a cada ano com a evolução dos produtos e diminuição nos preços da tecnologia. Na verdade, os mais jovens parecem já vir do útero com softwares integrados a personalidade pois não temem esse tipo de novidade.

Desta forma, os que não conseguirem surfar nesta onda de ensino a distância irão perecer rapidamente em relação aos seus concorrentes que já estão implantando sistemas em suas empresas. Hoje é muito fácil apresentar a demanda a uma empresa de cursos online e, em pouco tempo, poder disponibilizar para todos os funcionários por um custo, para a instituição, bem acessível.

Uma das empresas de ensino capaz de construir um curso especialmente para a sua necessidade é o ISEC, Instituto de Psicologia Ser e Crescer, com sede em Copacabana na cidade do Rio de Janeiro ( isecpsicologia@gmail.com ). O ISEC conta com um variado portfólio de cursos e treinamentos que podem ser efetuados de três diferentes formas: presencial na sede de sua empresa, presencial na sede do ISEC em Copacabana ou ainda pelo método EAD de ensino a distância pela plataforma própria do Instituto de Psicologia Ser e Crescer.

Com uma rápida análise de sua demanda, os profissionais do ISEC irão estruturar o conteúdo, montar toda ementa em apostilas, gravar as videoaulas e disponibilizar online exclusivamente para os elementos de sua empresa. Todo o processo é acompanhado e o desenvolvimento de cada um, nos cursos e treinamentos, pode ser apresentado em relatório ao gestor contratante.
Para saber mais sobre como obter um bom treinamento ou cursos do ISEC para sua empresa entre neste link: http://bit.ly/2f41gDD ou http://www.isec.psc.br




Website: http://www.isec.psc.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade