Publicidade

Estado de Minas

Design Gráfico online surge como forma alternativa de trabalho em meio à crise


postado em 11/08/2017 13:45

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Em tempos de instabilidade econômica, encontrar soluções criativas para driblar o cenário conturbado é a saída para não ser pego desprevenido. No setor de criação gráfica, a possibilidade de trabalhar como design online é uma das alternativas que têm atraído profissionais de todas as idades e estilos.

O segmento de prestação de serviços online tem se fortalecido cada vez mais no país, devido à facilidade em poder contratar, conversar e fazer o pagamento sem sair de casa. Um design gráfico freelancer, por exemplo, pode se dedicar a cada projeto como se estivesse trabalhando em uma agência, com a vantagem de oferecer custos mais baixos.

"Seja em sites que unem demandas com trabalhadores freelancers ou em opções de concorrência criativa, o trabalho de design gráfico online tem se tornado uma opção cada vez mais vantajosa para os profissionais, porque representa uma boa oportunidade de lucro e não requer gastos com deslocamento ou despesas adicionais", afirma Filipe Portes de Souza, sócio da Escola Design (https://escoladesign.com.br/), que oferece cursos online para quem quer se profissionalizar nesse setor.

São várias as opções de serviço. Existem sites como o 99Freelas e o Workana, em que os profissionais se cadastram para pleitear as demandas disponíveis, e todo o processo é realizado por lá. Com isso, o profissional não precisa ter os próprios mecanismos de recebimento de pagamento, emissão de nota e formalidade de envio. Além disso, é uma forma segura de mostrar seu trabalho e encontrar opções que podem agregar bons trabalhos ao seu portfólio ou até mesmo render contratações mais recorrentes.

Além disso, uma modalidade que tem conquistado muitas pessoas é a das concorrências criativas. Funciona da seguinte maneira: um determinado e-commerce, como uma gráfica, permite que os clientes postem o briefing do que precisam. Os designers cadastrados que tiverem interesse podem fazer um projeto ou esboço do que fariam em caso de contratação. A partir disso, o cliente escolhe aquele que mais lhe agrada e contrata os serviços do designer para o trabalho.

O trabalho online não opera da mesma forma para todos. Enquanto muitos usam a modalidade como forma de trabalho principal, outros enxergam a possibilidade como uma fonte de renda extra e complementar. Quem tem tempo para trabalhar durante a noite ou tem um trabalho fixo de meio período, por exemplo, consegue jobs e oportunidades de criação, aumentando a renda familiar.

Você está pensando em investir em sua formação como designer gráfico? O ideal é que escolha cursos de formação ou cursos livres na área. Assim, consegue se profissionalizar e montar um portfólio bacana. "Procurar por cursos online pode poupar tempo e dinheiro", conta Souza, da Escola Design, que oferece dezenas de cursos e aulas em streaming. Funciona assim: você assina um de nossos planos e tem acesso a todos os vídeos para assistir quando puder e precisar.
Com a rotina de trabalho mais livre, é possível conciliar os trabalhos com a formação, sem ficar sobrecarregado e sem nem mesmo sair de casa.

Flexibilidade

A grande vantagem destacada pelos profissionais que trabalham online é a flexibilidade. Horários, local de trabalho, ferramentas usadas. Tudo isso é livre e desamarrado das exigências que empresas costumam pedir quando você é um empregado. Além disso, gozar férias e tirar folgas é uma questão de planejamento.

O baixo custo é outro diferencial. Para montar uma agência ou escritório, é necessário um investimento que precisa cobrir desde as pendências burocráticos ? impostos, licenças, alvarás e outros itens ? até a estrutura física, com locação, mobília, maquinário etc. Trabalhando de forma online e individual, isso não acontece. É possível trabalhar em um coworking (escritório compartilhado) ou até mesmo em casa, basta ter um bom computador e uma conexão rápida com internet.

Saiba mais

A Escola Design oferece planos mensais e anuais para quem quer se capacitar e se destacar no segmento de design gráfico, ela não de capacita como também lhe ensina a vender seus serviços online Todos os cursos possuem certificado de conclusão e podem agregar valor em seu currículo. Para saber mais, acesse o site https://escoladesign.com.br/ ou envie um e-mail para contato@escoladesign.com.br.


Website: https://escoladesign.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade