Publicidade

Estado de Minas

A importância da Redação nos concursos públicos

Para fazer uma boa prova de redação é importante que o participante tenha uma boa bagagem de leitura.


postado em 10/08/2017 18:00

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Os concursos públicos estão cada vez mais concorridos e os candidatos bem preparados. A aprovação nas vagas se dá por detalhes, sendo decidida muitas vezes pelo desempenho do candidato na redação.

A redação de concursos , além da boa escrita, um conteúdo fundamentado sobre o tema proposto e bons argumentos, exige um bom nível de conhecimento sobre o tema. Estes temas normalmente abrangem assuntos nacionais ou internacionais, em evidência na mídia durante o ano inteiro.

Os temas de redação são sempre imprevisíveis e, dependendo da banca organizadora do concurso, são também previsíveis. Muitos ficam apreensivos com os temas de provas de concurso, mas é preciso ampliar o leque e ter um pouco de conhecimento de tudo para conseguir escrever acerca do que se pede. Dentre os temas possíveis para concurso estão: novos modelos de educação, diálogo entre ciência.

Como fazer uma boa redação

Para fazer uma boa prova de redação é importante que o participante tenha uma boa bagagem de leitura durante o ano, com conhecimento dos principais temas que foram destaque nas manchetes dos jornais impressos e televisivos.

A leitura de todo tipo de material, desde livros de ficção até revistas especializadas vai ampliar o conhecimento geral do candidato e tornar sua escrita mais fácil e fluida. Pessoas que leem bastante conseguem escrever textos com começo, meio e fim e com conteúdo profundo e consistente.

Além do conteúdo, as regras gramaticais precisam ser observadas e o candidato do concurso precisa colocar em prática tudo o que aprendeu na matéria de português. E esse conhecimento só será conhecido se o aluno tiver muita aptidão para a leitura (que não é o caso de todo mundo) ou se praticar bastante. Quanto mais ele escrever, mais ele vai aprimorar a sua técnica.

Dicas de redação
Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige prática e dedicação. Não há fórmulas especiais que vão te deixar expert na produção textual, mas a dica é manter o exercício contínuo, aliado à leitura de bons autores, e a reflexão. Saber escrever implica, antes de mais nada, ter conhecimento sobre leitura e pensamento.

O pensar, no texto, é materializado por palavras, que são registradas na escrita, que por sua vez é interpretada pela leitura. Por isso, conclui-se que ler é fundamental para escrever e principalmente para argumentar sobre o tema.


Website: http://www.cursosconcursosbrasil.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade