Publicidade

Estado de Minas

Como melhorar a gestão de equipe de transporte

O treinamento e a capacitação de colaboradores são uma ótima forma de melhorar a comunicação.


postado em 09/08/2017 17:30

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Você sabia que a gestão de equipe em uma empresa de transportes é muito importante para o sucesso do negócio?

A liderança e a gestão efetiva de uma equipe de transportes é a chave para ter uma empresa competitiva e engajada. Entenda que, por mais que você se esforce e invista em bons equipamentos e processos modernos, se a sua a equipe não for capacitada, tudo será em vão.

O sucesso das iniciativas da gerência depende da aceitação e execução do time. Para isso, você precisa entender o seu time de trabalho, o que o motiva, o que o entristece, e trabalhar para engajar e unir os colaboradores da empresa.

Em primeiro lugar, você precisará se tornar um líder. As pessoas precisam de alguém que aponte a direção certa. Uma boa equipe sempre tem um ótimo líder. Ele serve de exemplo e motivação para todos.

Assim, comece a mudança por você mesmo, tornando-se mais participativo e atencioso. Não é fácil trabalhar com pessoas, mas se até motores precisam de atenção e manutenção para funcionar bem, por que as pessoas não precisariam também?

A importância da gestão de equipe

O bom gestor de frotas , antes de tudo, sabe gerenciar sua equipe.

Um dos passos mais importantes na gestão de equipe é a capacitação profissional. Esse é um investimento importantíssimo. A médio e longo prazo, a gestão de equipe reduz custos , melhora a produtividade e faz a empresa crescer.

Com uma equipe qualificada é possível trabalhar com qualidade e produtividade. Como dito, assim como os caminhões e ônibus precisam de cuidado, o seu time também precisa.

O treinamento e a capacitação de colaboradores são uma ótima forma de melhorar a comunicação. Essa clareza entre o que a empresa quer e o que os funcionários entendem é o que evita diversos problemas no futuro.

Algumas empresas de transportes desenvolvem um treinamento inicial para novos colaboradores. Assim, já é possível entender as limitações de cada um, melhorando assim a sua gestão.

Em uma empresa de transporte coletivo, por exemplo, é importante ensinar que o motorista está proibido de:
- Dar caronas;
- Permitir a entrada de passageiros pela porta da frente;
- Trafegar de porta aberta;
- Conversar com passageiros enquanto dirige;
- Como proceder em caso de acidentes de trânsito;
- Como dirigir de forma segura;
- A importância de cumprir o itinerário de forma precisa;
- E outras normas da companhia.

Ensinar essas coisas em um processo de gestão de equipe é a melhor forma de padronizar a comunicação e treinamento dos funcionários, garantindo uma gestão eficiente.

Essas podem ser coisas óbvias, mas para um funcionário que já tem o costume de trabalhar infringindo as normas, elas não são claras.

Assim, com uma boa gestão de pessoas, as empresas evitam diversos erros que custam dinheiro, tempo e até processos legais, informando bem os seus funcionários sobre a forma de trabalhar correta.

Como diz o ditado, 'combinado não sai caro'. Então, esse treinamento inicial, apesar de básico, é o primeiro passo para gerir a sua equipe de forma uniforme.

Como melhorar a gestão de pessoas

Comece a melhorar sua empresa investindo na sua equipe!

Uma ótima dica para melhorar a gestão de pessoas em sua empresa é pedindo apoio de fornecedores. Afinal, nem sempre é possível contar um profissional de RH capacitado para ter um foco nas pessoas da sua empresa.

Os fornecedores podem ajudá-lo a otimizar processos que incluem os seus produtos como a troca de pneus, óleo , manutenção e etc.

Algumas dicas para melhorar o ambiente de trabalho:
- Desenvolva um plano de carreira para que os funcionários queiram permanecer por longos anos na empresa;
- Crie uma política com normas para ter um ambiente produtivo e saudável;
- Invista em conhecimento através de treinamentos;
- Defina objetivos a curto, médio e longo prazo;
- Remunere bem os seus colaboradores;
- Ofereça benefícios como plano de saúde e outros;
- Mantenha a comunicação aberta com todos os funcionários;
- Não imponha mudança, mas faça com que todos entendam o porquê de cada orientação;
- Contrate buscando qualidade, não um custo baixo de mão de obra;
- Mantenha uma atenção especial em funcionários com força de vontade, mesmo que não tenham experiência.

As empresas são feitas de pessoas

Como dito, tudo começa pela liderança. Torne-se a diferença que você quer ver na sua equipe. A liderança pelo exemplo é o melhor tipo. Ela inspira os funcionários a serem melhores.

Essa é a grande diferença entre um chefe e um líder. O chefe ordena e não participa , o líder faz e motiva todos a fazerem como ele, da melhor forma possível.

Como as empresas são feitas de pessoas, a empresa de transportes que possuir os melhores profissionais, com certeza, será a melhor companhia.

Independentemente do tamanho da sua empresa ou equipe, ao investir nas pessoas, uma série de consequências positivas acontecem como:
- Economia com manutenção de veículos;
- Otimização dos processos de reparos;
- Menos acidentes e multas;
- Segurança para áreas de risco da empresa como estoque e áreas de carga;
- Agilidade dos funcionários;
- Padronização de processos;
- Valor de mercado pela percepção da sociedade;
- E outros benefícios.

No começo é difícil mudar a estrutura e cultura da empresa, mas essa mudança vale a pena a longo prazo.

E claro, não adianta motivar e gerir os colaboradores de forma eficiente se você não os remunera de acordo com as cobranças e objetivos.

Muitas vezes, por R$100 a mais, você pode perder um funcionário experiente e treinando para outra empresa de transporte.

Assim, remunere seus funcionários de forma justa, recompensando-os com bônus de acordo com as metas e melhora nos resultados.

Website: https://blog.texaco.com.br/

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade