Publicidade

Estado de Minas

Entenda como abrir uma franquia de saúde

A franquia consegue manter os negócios graças a grande quantidade de atendimentos que são realizados todos os dias - Geilson Silveira


postado em 08/08/2017 17:15

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Abrir um negócio próprio é uma empreitada cada vez mais comum entre os brasileiros que querem uma vida mais independente. A adesão a uma franquia de saúde é uma das opções mais viáveis, já que o segmento está praticamente sempre aquecido e oferece boas possibilidades para quem quer investir e não envolve a entrada abrupta no mundo dos negócios. Afinal, você adere a um empreendimento já conhecido e consolidado no mercado.

Quando se fala em franquias de saúde, as clínicas populares são a grande aposta do setor. Com o aumento do desemprego nos últimos anos, muitas pessoas deixaram de ter planos de saúde, já que grande parte das adesões são feitas no segmento corporativo.

De acordo com o Censo realizado em 2013, cerca de 76% da população não conta com um plano de saúde. Como as filas sempre grandes do SUS (Sistema Único de Saúde) podem ser um entrave para quem não quer ou não pode esperar para uma consulta ou exame, as opções com preços mais em conta se tornaram importantes aliadas do setor privado ao oferecerem boas condições por preços acessíveis.

"As clínicas populares oferecem atendimento de qualidade, praticamente nenhum tempo de espera e valores que cabem no orçamento de quem precisa de consultas ou exames. A franquia consegue manter os negócios graças a grande quantidade de atendimentos que são realizados todos os dias", afirma Geilson Silveira, sócio da Rede de Franquia da Saúde Docctor Med , que possui 48 centros médicos em 15 estados brasileiros.

Como abrir a franquia?
Antes de abrir qualquer franquia, é preciso considerar o capital em caixa que você tem para investir. Isso porque o lucro bruto não é imediato: estima-se que o retorno do investimento venha entre 10 e 12 meses. Ou seja, é preciso ter cautela para conseguir estruturar esses meses sabendo que o valor investido só vai entrar efetivamente após esse período.

Se você não tem um valor excedente muito alto, a dica é investir o capital restante em uma renda fixa, que proporcione os fundos necessários para o seu sustento confortável durante o período de implantação dos negócios.

Em seguida, é hora de pensar na parte legal. Como as franquias já são empresas estruturadas e da qual você vai passar a fazer parte, é preciso considerar a análise da adesão. Ou seja, é preciso apresentar a documentação exigida pela empresa para ter a sua proposta avaliada. Não é necessário ser um médico para tornar-se um franqueado e basta ter o capital de investimento e preencher as exigências da franquia.

Ao contrário do que muita gente pensa, os valores acessíveis das consultas não representam baixa na lucratividade. É preciso pensar da seguinte forma: enquanto uma clínica convencional cobra um valor bem mais alto, ela também atende por um período menor e tem procura mais baixa. A clínica popular, por outro lado, atende em horários maiores, o que já atrai um público que só pode consultar-se à noite ou aos finais de semana, e realiza múltiplos atendimentos.

Uma das maiores sacadas de uma clínica popular está no atendimento clínico 24 horas, em que não é preciso fazer o agendamento de exames ou consultas. Isso atende a uma grande quantidade de pessoas que precisam do atendimento e que não podem ficar na fila de espera do SUS. Como o atendimento não exige marcação, a rapidez e a agilidade da consulta estimula ainda mais pessoas a procurarem esse tipo de serviço.

A possibilidade de ampliar as especialidades que atendem na clínica também é outro diferencial. É possível seguir o modelo clínico ou ainda especializar-se em consultórios de especialidades, como oftalmologistas, dermatologistas etc. Além disso, existe uma grande quantidade de exames que podem ser realizados e o atendimento odontológico, que também atrai muitas pessoas para procedimentos de rotina ou para casos emergenciais.

Saiba mais sobre a Docctor Med
Quer conhecer melhor os serviços prestados pela Docctor Med e saber como é possível tornar-se um franqueado da maior empresa do Brasil nesse segmento? Acesse o site www.docctormed.com.br e confira quais são os tipos de atendimento realizados e como você também pode fazer parte desse time que só cresce.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade