Publicidade

Estado de Minas

CFA Institute abre inscrições para competição universitária


postado em 04/08/2017 13:15

Estudantes de universidades de todo o mundo se dividem em equipes e têm a missão de analisar e escrever sobre uma empresa que possua ações negociadas em bolsa de valores. O desafio é lançado pelo CFA Institute denominado Research Challenge e seu objetivo principal é incentivar o estudo e a produção técnica na área financeira, sob a orientação de mentores charterholders da CFA Society Brazil. O desafio, que está em sua 10 ª edição está com inscrições abertas até 19 de agosto.

Os jovens profissionais também devem interagir com a diretoria da companhia e com o mentor da equipe, produzir um relatório financeiro e apresentá-lo a especialistas do segmento. Tudo com um único propósito: fazer com que eles aprendam as técnicas e a prática do trabalho na área financeira.

Os melhores times de cada País disputam as etapas regional e global. O time vencedor da etapa brasileira deste ano, por exemplo, viajará para Boston (EUA) nos dias 19 e 20 de março de 2018 para competir na etapa regional. Desta triagem, os finalistas seguem para Seul (Coréia do Sul) para a etapa global.

Diferencial na carreira
"Os estudantes ganham não só a oportunidade de viajar e apresentar seus trabalhos em outros países, mas também o aprendizado com profissionais renomados do mercado que faz total diferença no currículo deles", afirma Mauro Miranda, presidente da CFA Society Brazil.

Fernando Gomide, estudante do 6° semestre de economia do Insper, concorda com Mauro. Ele participou do Research Challenge no ano passou e seu time ficou em 3° lugar na fase global. Toda competição durou aproximadamente 9 meses, entre viagens internacionais e apresentações sobre uma locadora de carros brasileira.

"Além de conhecer outras pessoas, foi muito legal apresentar o trabalho para jurados de outros países que não conheciam a atuação da locadora no Brasil. O mentor também compartilhou sua experiência e visão crítica conosco. Evoluímos muito", conclui.

Na edição 2016, que Gomide participou, a competição contou com mais de 1 mil instituições de ensino e mais de 5.250 alunos, representando 81 países. No Brasil, houve 14 equipes e 62 estudantes de universidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Espírito Santo, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal.

No Brasil, o Insper foi a universidade vencedora da última competição. Já a nível global, a Barna Business School, da República Dominicana, foi a grande contemplada.

Sobre a CFA Society Brazil
A CFA Society Brazil é parte de uma rede de 148 CFA Societies localizadas em 70 países. No Brasil, são mais de 850 membros, em nove estados (RS, SC, PR, SP, RJ, MG, GO, PE e PB) e no Distrito Federal, que atuam em diferentes segmentos do mercado financeiro, tais como bancos de investimento, private banking, corretoras, gestoras de recursos, boutiques de M&A;, firmas de private equity, family offices, agências de classificação de risco, provedores de informações financeiras e outras empresas do setor. Para conhecer mais sobre as atividades da CFA Society Brazil, visite www.cfasociety.org.br.

Sobre o CFA Institute
O CFA Institute é uma organização sem fins lucrativos de profissionais globais de investimento. Desde a sua fundação em 1947, o CFA Institute tem definido o padrão global de conhecimento em investimento, princípios de conduta e ética profissional, e tem sido amplamente reconhecido pela indústria de investimento financeiro. São mais de 144.000 membros localizados em 159 países e territórios. Em 2005, a revista The Economist referiu-se à certificação CFA como o Padrão Ouro para profissionais de investimento. Para obter mais informações, visite www.cfainstitute.org.

Sobre o Programa CFA
Estabelecido em 1963, o Programa CFA alia teoria de finanças, prática de mercado e padrões profissionais e éticos para oferecer uma base sólida de análise avançada de investimentos e competências de gestão de carteiras do mundo real. Completar o Programa CFA requer a aprovação em três níveis de exames rigorosos, a comprovação de quatro anos de experiência profissional na área de investimentos e o compromisso de se submeter a um código de ética estrito. Aqueles que vencem esse desafio recebem o respeito duradouro de seus colegas, empregadores e clientes em todo o mundo. Para saber mais sobre o Programa CFA, visite www.cfainstitute.org/programs/cfaprogram


Website: https://www.cfainstitute.org/community/challenge/Pages/index.aspx

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade