Publicidade

Estado de Minas

Tendência: venda de vinhos sobe no inverno

Durante o inverno, aumenta sobretudo a demanda por vinhos que harmonizam bem com queijos e pães - Rodrigo Silva


postado em 04/08/2017 11:00

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Companheiro de longa data dos países mais frios, o vinho torna-se cada vez mais comum nas mesas dos brasileiros, principalmente nos meses mais frios do ano. Com várias cidades com temperaturas próximas de 0°C, a venda de vinhos chega a registrar um aumento de cerca de 30% quando comparada a outras épocas do ano.

A combinação da bebida com alimentos típicos do inverno, como sopas, queijos e pães, é um dos segredos do sucesso. Esses alimentos harmonizam mais facilmente com a bebida, o que torna mais fácil fazer combinações agradáveis mesmo sem um conhecimento muito aprofundado em enologia. Qualquer prato, regado a bons vinhos, proporciona a sensação de conforto térmico e de saciedade que tanto se busca nos dias mais frios.

"Durante o inverno, aumenta sobretudo a demanda por vinhos que harmonizam bem com queijos e pães. As pessoas têm aumentado o consumo desses itens não só em reuniões e festas, mas em refeições mais comuns, já que é uma maneira agradável de encerrar os dias frios", afirma Rodrigo Silva, sócio do CaveOn , aplicativo brasileiro de venda de vinhos.

Encontrar bons vinhos também tem se tornado mais fácil. No app CaveOn, por exemplo, é possível selecionar rótulos por nacionalidade, tipo, ano. A facilidade de busca e a quantidade de informações disponíveis sobre cada tipo de vinho atraem tanto os consumidores já escolados na arte de beber vinhos quanto os que ainda estão começando a se render. As descrições detalhadas e as indicações de consumo são o incentivo final para quem quer desfrutar de uma refeição agradável sem necessariamente precisar conhecer a fundo cada variedade.

Além disso, os preços mais acessíveis garantem opções interessantes para todos os bolsos. No aplicativo, é possível encontrar rótulos nacionais e importados a partir de R$ 40,00, o que costuma ser o preço médio das variedades mais comuns que são oferecidas em supermercados. Ou seja, é possível adquirir opções de boa qualidade e de alto padrão por valores acessíveis e com condições de pagamento facilitadas.

Poder comprar vinhos pelo aplicativo também elimina um antigo problema que o comércio brasileiro enfrenta durante os dias mais frios: a falta de adesão e circulação nos estabelecimentos físicos. Com as baixas temperaturas, muitas pessoas não querem fazer compras ou ficar na rua por mais tempo que o necessário. Com o app, é possível fazer as compras sem precisar sair de casa e com o máximo de conforto possível.

Esse mesmo comportamento também justifica o aumento das vendas de vinhos durante o inverno. Afinal, os pedidos delivery e a cozinha particular tendem a crescer durante o frio, porque as pessoas também preferem fazer suas refeições no conforto de casa do que sair para procurar o restaurante perfeito para o dia. Seja para famílias que querem uma noite calma ou para grupos de amigos que querem desfrutar da companhia dos outros sem precisar abrir mão do conforto, grande parte das pessoas opta por não sair de casa com tanta frequência nessa época.

Vinhos de sobremesa

Apesar dos jantares serem os maiores objetivos de quem procura bons vinhos para acompanhamento, não são só as refeições principais que combinam bem com vinho. Ainda que não seja um hábito tão comum no Brasil, o consumo de fondue ou chocolates finos harmonizados com os vinhos adequados são uma excelente pedida para quem quer fechar a refeição com chave de ouro.

Em cidades mais frias, como a região serrana de Minas Gerais, a prática já é tradicional nos restaurantes e hotéis locais. Pacotes de refeições que incluem a sobremesa acompanhada dos vinhos de sobremesa costumam agradar os turistas, que acabam levando o hábito para o dia a dia em casa. Qualquer que seja a opção escolhida, é sempre interessante conhecer as possibilidades de harmonização para apreciar a bebida em todas as suas versões.

Saiba mais
O CaveOn é um aplicativo de vendas de vinhos que trabalha com centenas de rótulos nacionais e importados, com opções que atendem a todos os gostos e orçamentos. Para conferir as opções disponíveis, visite o site e baixe o app: www.caveon.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade