Publicidade

Estado de Minas

Panasonic desenvolve tecnologia de controle de sonolência por detecção e prevenção do nível de sonolência do motorista


postado em 04/08/2017 10:30

A Panasonic Corporation anunciou hoje que desenvolveu uma tecnologia de controle da sonolência para detectar e prevenir o nível de sonolência de uma pessoa e permitir que ela continue confortavelmente desperta.

Esta Publicação Smart News contém multimédia. Ver aqui a publicação na íntegra: http://www.businesswire.com/news/home/20170804005410/pt/

Photo1: Detecting drowsiness by observing the blinking features: The system extracts an outline of t ...

Photo1: Detecting drowsiness by observing the blinking features: The system extracts an outline of the eyes and monitors time-sequence shifts in blinking features by checking the opening between the eyelids. (Graphic: Business Wire)

Vídeo disponível em https://youtu.be/CT4qnpMnrxg

Essa tecnologia, que pode ajudar a direção sonolenta, detecta a sonolência superficial do motorista 1 no estágio inicial medindo com precisão os estados do motorista, sem contato físico, incluindo ocorrências de piscadelas e expressões faciais etc. capturadas por uma câmera interna do veículo e processando esses sinais por inteligência artificial. Além disso, usando dados de medição do ambiente interno do veículo, como perda de calor do motorista e iluminância, a nova tecnologia da Panasonic também prevê as transições no nível de sonolência do motorista. A tecnologia também combina a função de monitoramento da sensação térmica, permitindo que o motorista se mantenha desperto confortavelmente enquanto dirige.

1   Avaliado como Nível 2 (ligeiramente sonolento) com base nos cinco níveis de sonolência igualmente espaçados [1]
 

Essa tecnologia possibilitou o desenvolvimento de um sistema de monitoramento de motoristas que detecta o nível de sonolência atual do motorista e prevê as transições que ocorrem nesse estado de sonolência com base no ambiente interno do veículo, além de um sistema de controle de sonolência que permite que o motorista se mantenha desperto confortavelmente. Esses sistemas evitam que o motorista durma enquanto dirige.

Esta nova tecnologia oferece as seguintes vantagens:

  1. Detecta a sonolência superficial que o motorista ainda não percebeu, por medição sem contato de piscadelas e expressões faciais etc.
  2. Coleta dados do ambiente interno do veículo para antecipar transições no nível de sonolência do motorista.
  3. Percebe e monitora o nível de sensação térmica do motorista, permitindo que a pessoa se mantenha confortavelmente desperta.

Os sistemas convencionais de detecção de sonolência têm dificuldade de prever transições do estado de sonolência. Os sistemas convencionais de estimulantes anti-hipnóticos usam alarmes sonoros e vibrações para despertar os usuários, que podem fazê-los se sentir desconfortáveis.

A tecnologia recém desenvolvida da Panasonic, com 22 patentes registradas, é adequada para aplicações em sistemas de monitoramento humano e ambiental para uso em veículos comerciais e particulares, escritórios e instituições educacionais, sistemas de previsão de sonolência e sistemas de controle de sonolência para manter as pessoas despertas.

Principais características tecnológicas:

1.Detecta a sonolência superficial que o motorista ainda não percebeu, por medição sem contato de piscadelas e expressões faciais etc.

A pessoa que se sente sonolenta apresenta vários sinais. Por exemplo, as pessoas ?apresentam uma expressão facial sonolenta? ou ?piscam de uma forma específica? quando ficam sonolentas. Identificar esses sinais permite detectar o nível de sonolência.

Utilizando tecnologias refinadas de reconhecimento de imagem através de desenvolvimento de monitoramento de câmeras e outros sistemas, a Panasonic desenvolveu recentemente uma tecnologia sem contato altamente precisa para detectar as ocorrências de piscadelas e expressões faciais etc. de imagens fotografadas. A empresa compilou também uma base de dados de várias medições de sinais biológicos e de sonolência e analisou, de uma perspectiva fisiológica, a relação entre cerca de 1.800 parâmetros relativos a piscadelas e expressões faciais etc. e sonolência extraídos da base de dados. Com base nos resultados de uma análise de expressões de sonolência compiladas durante a pesquisa conjunta com o Ohara Memorial Institute for Science of Labour, uma fundação de interesse público, a Panasonic desenvolveu uma inteligência artificial capaz de avaliar o nível de sonolência de uma pessoa.

Esses resultados permitem detectar os sinais de sonolência superficial, mesmo que uma pessoa não esteja ciente disso, e identificar o real nível de sonolência.

2.Coleta dados do ambiente interno do carro para antecipar as transições no nível de sonolência do motorista.

Em geral, as pessoas raramente ficam sonolentas em um ambiente fresco e claro, mas podem facilmente ficar sonolentas em ambientes aquecidos e escuro. Assim, presume-se que a sonolência depende de fatores ambientais do interior dos veículos, como temperatura e claridade. No entanto, algumas pessoas usam muitas roupas, enquanto outras usam menos roupas na mesma temperatura. Essas variações do comportamento humano dificultam avaliar a sonolência das pessoas com base na temperatura ambiente.

A Panasonic conduziu uma pesquisa conjunta com a Chiba University, que revelou que a perda de calor do corpo de uma pessoas está relacionada com a sonolência da pessoa depois de períodos de tempo previstos, independente da roupa que estiver usando. A Panasonic desenvolveu também uma tecnologia sem contato para medir a perda de calor do corpo com o conjunto sensor infravermelho original Grid-EYE [2]. Além disso, a empresa identificou o efeito do tempo corrido e da claridade do ambiente sobre o nível de sonolência da pessoa, medido por um sensor ambiental.

Esses resultados possibilitaram prever como a sonolência de uma pessoa pode mudar por meio de perda de calor do corpo (medido sem contato) e a claridade do ambiente.

3.Percebe e monitora o nível de sensação térmica do motorista, permitindo que a pessoa se mantenha confortavelmente desperta.

Ajustar a temperatura ou fluxo de ar do local com base no nível de sonolência estimado da pessoa facilita manter a pessoa desperta. No entanto a pessoa sentiria frio se a temperatura do local for muito baixa, o que faria o nível de conforto térmico ficar prejudicado. Aplicando nosso conhecimento de ambientes e fisiologia térmica acumulada através de pesquisa e desenvolvimento de condicionadores de ar internos e outros produtos, a Panasonic desenvolveu, através de pesquisa conjunta com a Nara Women's University, uma tecnologia para avaliar a sensação térmica2. Essa tecnologia pode ser usada dentro de um veículo, onde os efeitos dos fluxos de ar e outros são significativos. Aplicando um conjunto sensor infravermelho Grid-EYE, o nível se sensação térmica de uma pessoa pode ser constantemente monitorado como um meio ideal de controle de temperatura, por exemplo, um ar condicionado. Isso permite que a pessoa fique confortavelmente desperta3.

2   A tecnologia que usa um conjunto sensor infravermelho para detectar o nível de sensação térmica de uma pessoa (sensação de quente e frio) sem contato.
3 Quando o nível de sonolência atual do motorista for detectado como alto, é emitido um alarme sonoro ou um comando para descansar.
 

Termos

[1] Cinco níveis de sonolência com espaços iguais
Escalonar para determinar o nível de sonolência de pessoa a partir de expressão facial. Os níveis de sonolência são avaliadas nos cinco níveis seguintes: 1. Absolutamente nenhuma sonolência, 2. Levemente sonolento, 3. Sonolento, 4. Muito sonolento, 5. Gravemente sonolento.
Fonte: Hiroki Kitajima, Nakaho Numata, Keiichi Yamamoto, Yoshihiro Goi: ?Previsão de sonolência do motorista de automóvel (1.º Relatório, Classificação de sonolência com base em expressão facial e exame de índices efetivos de previsão de sonolência)?, Transactions of the Japan Society of Mechanical Engineers (Edição C), Vol. 63, N.º 613, pp. 93?100, 1997.

[2] Conjunto sensor infravermelho Grid-EYE
O conjunto sensor infravermelho carrega pixels organizados bidimensionalmente que detectam raios infravermelhos (comprimento de onda de 10 µm) emitidos por um objeto ou um corpo humano. Consegue medir uma distribuição de temperatura bidimensional. O conjunto sensor infravermelho da Panasonic Grid-EYE tem 64 pixels. Equipado com um algoritmo de super resolução e pode oscilar com o ângulo e a velocidade apropriados, dessa forma oferecendo imagens térmicas claras, equivalentes in resolução a imagens criadas com cerca de 7.800 pixels.

Sobre a Panasonic

A Panasonic Corporation é líder mundial no desenvolvimento de diversas tecnologias e soluções eletrônicas para clientes nos setores de produtos eletrônicos, habitação, automotivo e comércio B2B. Celebrando seu 100.º aniversário em 2018, a empresa expandiu internacionalmente e opera agora 495 subsidiárias e 91 empresas associadas em todo o mundo, alcançando vendas líquidas consolidadas de 7.343 trilhões de ienes no ano encerrado em 31 de março de 2017. Empenhada na busca de novos valores por meio da inovação entre todas as linhas divisionais, a empresa emprega suas tecnologias para criar uma vida melhor e um mundo melhor para seus clientes. Para saber mais sobre a Panasonic, acesse: http://www.panasonic.com/global.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Media Contact:
Global Communications Department
Panasonic Corporation
http://news.panasonic.com/global/contacts/


Fonte: BUSINESS WIRE

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade