Publicidade

Estado de Minas

Como e para que dizer não de forma que você conviva melhor


postado em 28/11/2016 14:15

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Dizer não! Hoje é uma das ações mais difíceis e principalmente uma das mais importantes a ser feita.

Mas pra que "dizer não"?

Seu foco pode aumentar muito, pois você não ficará sobrecarregado (a) e conseguirá realizar as atividades com mais tempo, qualidade e concentração; você pode diminuir preocupações com as situações do dia a dia; terá um possível aumento da autoconfiança, motivação e autonomia e tem a possibilidade de sentir-se mais feliz, pois estará fazendo o que condiz com seus valores e o que acredita.

De acordo com neurociência quando se diz a palavra "não", uma parte do cérebro chamada córtex pré-frontal é acionada, uma das responsabilidades desta região é impedir que respondamos estímulos de maneira automática, ou seja, sem analisar e pensar, a questão é que muitas vezes não utilizamos esta área conforme o ideal e com isso empregamos a palavra "não" de maneira inadequada.

Você já deixou alguém para baixo ao dizer um "não faça isso", ou "não vou fazer isso", "isso não pode", "não é certo"?

A dica para seu cérebro entender melhor o recado é falar o que você quer de forma bem estruturada ao invés do não. Por exemplo, quando era pequeno meu pai tinha muita vontade que eu trabalhasse com ele na oficina de bicicletas, porém eu não queria magoá-lo ao dizer que não é isso que eu desejava e o que eu fiz? Agradeci a oportunidade e disse que queria dedicar mais aos estudos e o quanto isso era importante pra mim. Desta forma ele não ficou tão magoado e consegui dizer não de uma maneira estruturada.

Para crianças isso também é válido, naquela época quando alguém te dissesse "não faça isso", parecia que era um desafio para você ir lá e fazer, não é mesmo? Em uma reportagem apresentada pela neurocientista Suzana Herculano-Houzel ela cita um bom exemplo que ao invés de falar para a criança não pule o muro, diga "fique parada", pois apesar de terem o mesmo objetivo, o córtex pré-frontal é acionado de maneira diferente e bloqueia a ação da criança.

Então, pense de forma estruturada antes ordenar ou responder a um "não".

Mas, por que dizer não para pessoas próximas é sempre mais difícil? Você tem dificuldades em dizer não para quem está do seu lado?

Quando estamos perto de quem amamos ou convivemos além do simples fato de falar esta palavra de três letras (não), também está em jogo o relacionamento. Por isso, que nos vemos com mais dificuldade de deixar claro o que não queremos. Então, o que fazer neste caso?

Deixe claro o que está acontecendo, detalhe a situação de forma objetiva (sem se justificar demais), diga qual seu objetivo e pergunte para a pessoa como vocês podem conciliar o que a pessoa deseja e o que você quer. Desta forma, vocês passam do foco no problema para encontrar soluções que satisfaçam os dois lados.

Diante de tudo isso, comece a dizer mais "nãos", mas agora de uma maneira diferente, que te aproxima do que você deseja e não ofenda ou machuque a outra pessoa que também tem uma intenção positiva ao te fazer um pedido ou responder a alguma solicitação.

Website: http://lucassantospalestrante.com.br/

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade