Quanto mais gelada, melhor. No Brasil é assim, todo mundo torce o nariz para cerveja quente. E quando não dá tempo de chegar à temperatura ideal? Dois irmãos tiveram uma ideia inovadora que resfria instantaneamente a bebida, sem deixá-la aguada. Há menos de dois meses, Pedro e Pablo Lima, fundadores da Coco Leve, com fábrica em Atibaia, no interior de São Paulo, lançaram um gelo para cerveja, que ainda adiciona sabor de sal e limão.
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A fábrica levou um ano para desenvolver e validar o produto com mestres cervejeiros e consumidores. Chegou-se, então, a um bloco retangular que contém basicamente água, limão e sal (seguindo a linha dos gelos com sabor). Ao colocá-lo no copo, a cerveja atinge uma temperatura entre dois e zero graus em menos de um minuto. Em média, com um único gelo, dá para resfriar o conteúdo de três latas ou long necks.
“Com esse lançamento, conseguimos solucionar o problema da cerveja quente e trazer um upgrade de sabor com o sal e o limão”, resume Pedro, que é mineiro de Divinópolis.
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Beber cerveja com gelo sempre soou estranho (e foi contraindicado) por deixar a bebida aguada. Para que isso não aconteça, o gelo da Coco Leve parte de uma fórmula que leva mais tempo para derreter. Pedro trata o assunto como segredo industrial, mas explica que a lógica é a seguinte: quanto mais rápido se dá o congelamento, mais lentamente ocorre o descongelamento.
Além disso, a água se desprende com a mistura de limão com sal, gerando uma cremosidade parecida com a da cerveja. Assim, não interfere na concentração.
A combinação de cerveja, limão e sal não é novidade. Aqui no Brasil esses ingredientes formam o drinque cozumel (“chelada” para os mexicanos e “cerveza clara” para os espanhóis).
E essa foi a inspiração para o novo gelo, que, de fato, adiciona sabor à cerveja. Pedro enxerga como vantagem. “Nossas mães falam que sal realça o sabor, tanto que faz parte de algumas receitas doces. No nosso caso, ele realça as notas da cerveja”, destaca.
E essa foi a inspiração para o novo gelo, que, de fato, adiciona sabor à cerveja. Pedro enxerga como vantagem. “Nossas mães falam que sal realça o sabor, tanto que faz parte de algumas receitas doces. No nosso caso, ele realça as notas da cerveja”, destaca.
Você mesmo pode ir dosando o sabor. Quanto menos cerveja adicionar, mais vai sentir a presença do sal com limão.
À primeira vista, o gelo para cerveja provoca desconfiança e até rejeição. Muita gente acha a ideia absurda. Mas as vendas vêm crescendo justamente pela curiosidade que, num segundo momento, converte-se em aceitação.
“Se falasse há 20 anos que o seu telefone não teria mais fio e se comunicaria instantaneamente com uma pessoa do outro lugar do mundo, você ia me chamar de louco. Por isso falo que você tem que se abrir para o novo. A maioria prova e gosta”, comenta o fundador da Coco Leve.
“Se falasse há 20 anos que o seu telefone não teria mais fio e se comunicaria instantaneamente com uma pessoa do outro lugar do mundo, você ia me chamar de louco. Por isso falo que você tem que se abrir para o novo. A maioria prova e gosta”, comenta o fundador da Coco Leve.
O gelo salva naquele momento em que você se esqueceu de colocar a cerveja na geladeira, ou teve que comprar mais no meio da festa e não deu tempo de gelar. Também é uma ótima companhia na praia, onde nenhum cooler consegue manter a bebida gelada por muito tempo. A marca já está trabalhando para, no próximo verão, ter carrinhos circulando pelas principais praias do Brasil.
Por outro lado, torna-se aliado de quem vende cerveja. Facilita a operação, por exemplo, em grandes eventos com open bar. Em bares e restaurantes, pode entrar mais como uma possibilidade de levar sabor para a cerveja (já gelada).
Por outro lado, torna-se aliado de quem vende cerveja. Facilita a operação, por exemplo, em grandes eventos com open bar. Em bares e restaurantes, pode entrar mais como uma possibilidade de levar sabor para a cerveja (já gelada).
Quando tudo começou
Voltando um pouco na história, a Coco Leve surgiu como uma fábrica de gelo de água de coco (daí o nome). Em 2018, Pedro e Pablo começaram a observar o hábito dos jovens de colocar uma caixinha de água de coco congelada no copo com uísque e energético. Na época, seus pais produziam picolés e eles tiveram a ideia de congelar a água do coco, criando um produto que rapidamente caiu no gosto.
Depois vieram os outros cinco sabores: maçã verde, maracujá, limão, morango e melancia.
Depois vieram os outros cinco sabores: maçã verde, maracujá, limão, morango e melancia.
O último lançamento foi o gelo para cerveja, que, em menos de dois meses, já chegou a grandes redes de supermercados e distribuidoras de bebidas e despertou interesse nos Estados Unidos e Paraguai. A expectativa da empresa é de que o gelo para cerveja ultrapasse em vendas o gelo de água de coco, que reinava, absoluto, considerando que o consumo de cerveja no mundo é muito maior que o de uísque.
“Em cinco anos, saímos da cozinha da nossa mãe para uma fábrica de 20 mil metros quadrados com mais de 100 funcionários, que funciona 24h e tem capacidade para produzir mais de 10 milhões de gelos por mês. Isso é fruto de muito esforço e do carinho do consumidor”, comemora Pedro, hoje com 27 anos, que deixou o curso de medicina para empreender.
Pablo, seu irmão, tem 23 anos e é responsável pela produção. Nesse tempo, entraram mais dois sócios com experiência em congelados.
Pablo, seu irmão, tem 23 anos e é responsável pela produção. Nesse tempo, entraram mais dois sócios com experiência em congelados.
Serviço
Coco Leve (@coco.leve)
(11) 97109-9688