(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

REFRESCO NA MEMÓRIA

Histórias saborosas recheiam a visita dos reis da Bélgica a Belo Horizonte


11/10/2020 04:00 - atualizado 10/10/2020 14:56

(foto: Gustavo Werneck/em/d.a press)
(foto: Gustavo Werneck/em/d.a press)


Neste calorão de primavera, nada melhor do que água fresca de manhã, sobremesa geladinha após o almoço e sorvete ao cair da tarde. Se a temperatura sobe a cada dia, o que fazer, então, de mais diferente para agradar ao paladar de visitantes europeus em visita aos trópicos? Pensa daqui, reflete dali, ferve acolá, e a turma de cozinheiros do Palácio da Liberdade esbanjou criatividade no preparo do doce servido ao rei Alberto e à rainha Elisabeth, da Bélgica, durante a visita do casal a Belo Horizonte, em outubro de 1920.
 
Para refrescar a memória, vale lembrar que Minas fez a realeza ficar com água na boca no banquete comandado pelo então presidente do estado (ainda não se usava a palavra governador) Arthur Bernardes (1875-1955). O grande destaque foi a sobremesa criada para a ocasião, dessert brésilien, uma gelatina em camadas reproduzindo a bandeira belga, nas cores preto, amarelo e vermelho. 
 
O tempo passou e até hoje a "sobremesa brasileira" ficou conhecida como gelatina rei Alberto. O casal real chegou a BH em 2 de outubro de 1920, quando a capital estava prestes a completar 23 anos de inaugurada. Na primeira viagem de um monarca europeu ao Brasil (de 19 de setembro a 15 de outubro) após a Proclamação da República, Alberto foi ainda ao Rio de Janeiro e São Paulo. Em Minas, com Elisabeth conheceu, além de BH, Lagoa Santa e Nova Lima, em especial a mineração de ouro de Morro Velho. 

RECEPÇÃO Conforme as pesquisas, os reis desembarcaram na Estação Ferroviária (Praça Rui Barbosa, no Centro de BH), sendo recebidos pelo presidente da República Epitácio Pessoa (1865-1942) e por Arthur Bernardes. Os relatos falam de "grande aclamação popular" na recepção. Alberto era conhecido como o Rei Herói ou Rei Soldado devido à atuação e liderança durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Recebê-lo, em 1920, portanto, significou uma grande honra para o país, pois era uma das figuras internacionais mais importantes daquela época.
 
     Os monarcas ficaram hospedados no Palácio da Liberdade, que foi reformado e ganhou nova decoração para recebê-los. A Praça da Liberdade também foi remodelada e preserva o mesmo estilo até hoje. As formas arredondadas deram lugar ao formato geométrico e retilíneo da arquitetura francesa. 
 
       O espaço ganhou ares parisienses inspirados nos jardins de Versalhes. Há uma história bem saborosa para temperar a visita histórica. Como o gramado da Praça da Liberdade não ficou pronto a tempo, os jardineiros usaram um expediente bem mineiro e comum na montagem dos presépios: plantaram alpiste, que cresceu e deu o efeito "verdejante" desejado.
 
Gelatina rei Alberto 
(Dessert brésilien)

Ingredientes

Gelatina vermelha, 1 lata de abacaxi em calda, 2 gelatinas em folha vermelhas, 2 latas de creme de leite, 1 lata de leite condensado

Modo de fazer

Coe o abacaxi e separe a calda. Picar o abacaxi em pedaços pequenos e reservar. Com a calda do abacaxi, dissolver a gelatina em pó e reservar. Misturar o creme de leite e o leite condensado. Juntar o abacaxi picado e por fim a gelatina dissolvida na calda. Colocar em uma travessa e levar 
à geladeira, para firmar, por 
aproximadamente duas horas.

Purê de ameixa

Ingredientes

250g de ameixas sem caroço, 4 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (sopa) de conhaque ou rum

Modo de fazer

Levar ao fogo brando todos os ingredientes e deixar ferver até começar a formar
uma calda. Retirar do fogo, deixar esfriar e bater no liquidificador. Ovos Moles

Ingredientes

4 gemas, ½ xícara (chá) de leite, 2 xícaras (chá) de açúcar, 1 colher (sopa) de açúcar de baunilha, 1 colher (sopa) de manteiga

Modo de fazer

Peneirar as gemas. Depois misturar os demais ingredientes e levar ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar.

MONTAGEM

Depois que a gelatina estiver firme, colocar uma camada de doce de ovos moles. Por cima, o purê de ameixas. Para finalizar, decorar com raspas de chocolate ou cerejas em calda. 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)