Publicidade

Estado de Minas NOVIDADES NA COZINHA

Lanches italianos


postado em 09/02/2020 04:00

Valorizando ingredientes frescos, o Est! Empório serve salada de frutas com sorbet de maracujá e chantili(foto: Kellen Pavão/Divulgação)
Valorizando ingredientes frescos, o Est! Empório serve salada de frutas com sorbet de maracujá e chantili (foto: Kellen Pavão/Divulgação)
 

 

Simone Biondi é conhecida por seguir com rigor as tradições italianas. Isso vale tanto para o restaurante Est! Est!! Est!!! quanto para o empório, recém-inaugurado na esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Bernardo Guimarães, onde são servidos, das 7h às 19h, lanches típicos da Itália. Todas as receitas são de família e resgatam memórias afetivas. “É um sonho homenagear as minhas avós”, comenta o chef, que une referências das regiões da Lombardia e de Abruzzo. Na vitrine, juntam-se os produtos mais frescos do dia. Pode ser tramezzini (sanduíche de pão de forma com salmão curado, manteiga de ervas e patê de azeitona), pizza farcita (massa rústica com lombo de porco e geleia de cebola roxa), occhio di bue (biscoito crocante com recheio de creme de avelã com chocolate) ou macedonia speciale (salada de frutas com sorbet de maracujá e chantili). O cliente também tem a opção de escolher um dos combos sugeridos no cardápio. “A ideia é trazer praticidade, servindo uma refeição rápida”, explica a gerente de produção, Ana Jatobá. O combo Gênova, por exemplo, oferece sanduíche de foccacia, biscotto (massa crocante glaçada no chocolate amargo), refrigerante e café espresso. O empório ainda trabalha com produtos italianos importados e artesanais, entre eles licores e massas produzidos na casa, como o ravióli de ricota e espinafre. O plano é vender os molhos em breve. Simone fala sobre outro projeto, de montar uma charcutaria para produzir guanciale, pancetta e outras receitas do seu pai, que é de Roma. Esta é a segunda unidade do Est! Empório, que começou no condomínio Alphaville, em Nova Lima, e se prepara para abrir mais uma loja em BH, no Mercado de Origem.

 

Escola de chefs

 

Mais um curso de gastronomia chega a Belo Horizonte. Novata nesta área, a Faculdade Arnaldo quer equilibrar teoria e prática. “Não adianta cozinhar bem, queremos formar um profissional que consiga efetivamente comandar um restaurante. Por isso, vamos dar aulas de marketing, gestão e logística”, aponta o diretor-executivo, João Guilherme Porto. Com duração de dois anos, o curso de tecnólogo será coordenado por Talita Viza, da Alento Sorvetes Artesanais, que incluiu no programa visitas a restaurantes e viagens para conhecer regiões produtoras de vinho e café, por exemplo. “Vejo a academia muito distante do mercado de trabalho”, opina. Já no primeiro semestre, os alunos vão trabalhar no restaurante-escola, que será aberto ao público, do café da manhã ao happy hour, sob o comando do chef Fagner Rodrigues. As inscrições para o vestibular estão abertas e as aulas devem começar em março.

 

Tudo no lugar

 

Em delivery, não tem garçom, ambiente ou drinque que minimize erros da cozinha. Pensando nisso, a Seu Burger, hamburgueria exclusiva de entregas, foca na qualidade do produto. Foram quatro meses de testes para não deixar o pão encharcar ou esfarelar, o molho não vazar ou a carne sair do lugar até chegar ao cliente. “O nosso objetivo é dar a impressão de que o hambúrguer acabou de sair da cozinha”, diz o chef André de Melo, também do bufê Bravo Catering. A marca investe bastante no sabor, tanto que não usa nada industrializado. Tirando a carne (100% angus), todos os ingredientes são produzidos internamente. “Fazemos fast food com caráter artesanal. Isso gera identidade.” Os pães (brioche e australiano) são assados todos os dias. Para fazer o bacon, André deixa a barriga de porco crua marinando por nove dias no melaço, depois defuma em lenha de macieira. Já o queijo, cremoso, é um blend exclusivo de monterey com parmesão. A cozinha também produz picles, cebola caramelizada, maionese, barbecue e o molho da casa. Os hambúrgueres seguem a proposta do simples benfeito: poucos ingredientes e muito sabor. Um deles é o Seu Xburger, com pão brioche, carne, queijo e molho da casa.  Com planos de entregar em toda a cidade no menor tempo possível, a marca abriu no mês passado a segunda unidade, na Pampulha (a primeira fica no Sion). Já existe o projeto de mais duas lojas em BH para este ano, uma no Barreiro. André conta que, em dois meses, a marca chega à Savassi com uma hamburgueria do estilo smash (carne fininha, praticamente só uma crosta crocante). 


Publicidade