Publicidade

Estado de Minas CONHECENDO A COZINHA

Leve como a primavera

Receitas mineiras à base de fruta são pratos ideais para época de calor


postado em 03/11/2019 04:00

Erra quem diz que comida mineira é pesada. Uma das características da gastronomia do estado é a diversidade. Claro que pratos mais tradicionais como lombo com tutu de feijão, costelinha, frango com quiabo, carne com ora-pro-nóbis etc. são os mais conhecidos, mas nossas receitas são mais variadas do que se imagina. 
 
Uma boa opção para descobrir todas as delícias de Minas Gerais é entrar no portal Uai, e pesquisar no guia Sabores de Minas (www.uai.com.br/entretenimento/gastronomia/saboresdeminas/), e descobrir muitas novidades.Hoje, aproveitando o calor da primavera, selecionamos receitas à 
base de frutas, que são mais leves e refrescantes.
 
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)
 
 
Calzone tropical

»  Ingredientes: 1 massa de pizza média de 30cm de diâmetro, 5 colheres de sopa de creme de leite fresco, 1 banana-caturra cortada horizontalmente e em fatias, 1/2 manga haden (sem fibra) cortada em cubinhos, 1 kiwi cortado em cubinhos, 1 goiaba vermelha cortada em cubinhos, 1/2 maçã verde cortada em cubinhos, 1 ½ colher de sopa de açúcar de confeiteiro, pitadas de canela em pó, folhas de hortelã para decoração, farinha de trigo para polvilhar

»  Modo de fazer: Com um rolo ou com as mãos, abrir a massa em uma bancada seca e lisa, polvilhada com farinha de trigo. Espalhar na metade da massa até a extremidade, três colheres de sopa de creme de leite. Em seguida, pôr nessa metade a banana picada. Cobrir com as frutas cortadas em cubinhos (kiwi, manga, goiaba, maçã). Acrescentar o restante do creme de leite por cima e salpicar com meia colher de sopa de açúcar de confeiteiro. Fechar a massa, unindo as extremidades, e apertá-las com os dedos, no formato de meia-lua. Salpicar o restante do açúcar. Levar ao forno, preaquecido, por seis minutos. Retirar do forno, pôr a canela e decorar com folhas de hortelã. Servir com sorvete de creme.

(Receita fornecida por Fábio Lima, de Casa Branca) 
 
 
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)
 
 
Bolo de verão
 
»  Ingredientes: 1 lata de leite condensado, leite integral (duas vezes a mesma medida do leite condensado), 
1 colher de sopa de amido de milho, 4 gemas peneiradas, 4 claras, 5 colheres de sopa de chocolate em pó, 5 colheres de sopa de água, 9 colheres de sopa de açúcar cristal, 1 lata de creme de leite, 1 fôrma de bolo redonda com 30cm de diâmetro

»  Modo de fazer: Em uma panela, pôr o leite condensado, o leite integral, o amido de milho e as gemas peneiradas. Misturar bem e levar ao fogo, até engrossar. Reservar e deixar esfriar. Bater as claras em neve, pôr quatro colheres de sopa de açúcar e o creme de leite. Mexer até virar um chantili. Misturar ao primeiro creme. Em uma xícara de chá, pôr o chocolate, o restante do açúcar e a água. Misturar bem e despejar essa calda na fôrma do bolo. Pôr o creme misturado ao chantili. Cobrir a fôrma com papel-alumínio e levar ao congelador de um dia para o outro. Servir acompanhado de salada de frutas.

(Receita fornecida por Maria Aparecida 
do Santos, de Belo Horizonte) 
 
 
Banana fiamma

»  Ingredientes: 5ml de licor de laranja, 1 banana-caturra (quase madura), 1 colher (chá) de açúcar refinado, 1 bola de sorvete (sabor de sua preferência)

»  Modo de fazer: Levar a banana com casca ao forno preaquecido a 180 graus, por 20 minutos. Retirar a casca. Salpicar açúcar sobre a fruta e regar com licor de laranja. Acender um fósforo sobre a banana e deixar queimar. Pôr a banana flambada em um prato, acompanhada de uma bola de sorvete. Caso preferir, despejar cobertura.

(Receita fornecida por Mateus Araújo Ribeiro, de Belo Horizonte) 


Publicidade