Jornal Estado de Minas

Como desfrutar de uma feira de vinhos (1)

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Experimente 15 dias grátis

O mercado de vinhos não é muito diferente de outros seguimentos, assim como temos feiras de bebidas diversas, feiras sobre gastronomia, temos ótimas e oportunas feiras de vinhos. E o que são essas feiras? Para inicio de conversa, uma feira de vinhos em geral tem 40, 50, 100, 200, 400 rótulos, dependendo da sua importância. Isto de certa forma assusta iniciantes, que não sabem como comportar em eventos assim.


No meu dia a dia de sommelier, quando digo que fui em uma degustação de oito rótulos, meus amigos acham que bebi às oito garrafas, e ficam chocados. Aí tenho que explicar que em um evento assim provo uma pequena quantidade de cada rotulo, primeiro por que gosto de provar e segundo porque faz parte do ritual do vinho a gente degustar um pouco de cada rotulo, assim você apreende mais sobre os vinhos. Ou seja, se tenho uma reunião com 10 amigos, posso tanto beber em conjunto 10 garrafas de um único rotulo ou provar 10 rótulos diferentes. Desta forma, bebo a mesma quantidade, só que provo mais vinhos diferentes.


Em uma feira de vinhos, a ideia e a mesma, em um mundo de opções escolho o que mais me interessa, e o que ainda não conheço, assim aumento meu conhecimento enológico, pois não faz sentido em uma feira com 150 rótulos eu provar apenas um ou dois vinhos porque achei eles muito bons, não tem sentido desta forma, a intensão é provar o máximo de vinhos possíveis, em um mesmo momento. Outro fato curioso é a quantidade. Normalmente são servidos em feiras 20 a 30 ml de cada vinho, pode parecer pouco, mas multiplique isso por 20 a 30 provas, você com certeza vai consumir muito mais que uma garrafa de vinho.

Desta forma com está conta da para se ter a ideia de como devemos nos comportar em eventos assim.
(continua na próxima coluna)

.