Jornal Estado de Minas

LITERATURA

Vencedora do Jabuti, Anna Cunha é a convidada de hoje do Sempre um Papo

A mineira Anna Cunha, vencedora do Prêmio Jabuti 2022 com o livro “Origem” (Maralto), participa do Sempre um Papo nesta segunda-feira (12/12), às 19h, com transmissão pelo canal do projeto no YouTube. A conversa será mediada pela jornalista Jozane Faleiro.




 
“Origem”, de 48 páginas, primeira publicação de Anna Cunha como autora do texto e das ilustrações, recebeu diversos prêmios além do Jabuti, como o Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ, nas categorias melhor livro de poesia e melhor ilustração, o Selo Altamente Recomendável FNLIJ e o Prêmio Seleção Cátedra Unesco de Leitura – PUCRio.

Especialista em literatura infantil, Fabíola Farias diz que Anna Cunha convida o leitor a uma experiência dilatada do tempo. “Quando tudo parece ter sido dito, estudado, escrito, desenhado, filmado e gravado, deixando-nos todos compulsivamente satisfeitos com respostas para perguntas que nem sequer foram formuladas, um livro que parece ser 'para crianças' cria fissuras em certezas prontas e seguras do nosso tempo”, observou ela.
 
Ilustrações de 'Origem' remetem a memórias da viagem de Anna Cunha à África (foto: Anna Cunha/divulgação)
 

Anna Cunha é graduada em artes plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais e pós-graduada em ilustração pela Universitat Autònoma de Barcelona. Já ilustrou mais de 30 livros para editoras brasileiras e estrangeiras. “A story about Afiya”, de James Berry, ilustrado por ela, figurou entre os 25 melhores livros infantis de 2020 na lista do jornal New York Times. Informações: www.sempreumpapo.com.br.