Jornal Estado de Minas

Música

"Clube da esquina" é eleito o maior álbum brasileiro de todos os tempos

O podcast Discoteca Básica lançou, no ano passado, uma enquete a respeito de LPs e CDs referenciais para a história da música popular brasileira. Os primeiros resultados, divulgados nesta segunda-feira (9/5), no primeiro episódio da quarta temporada, apontam o "Clube da esquina" como o maior álbum brasileiro de todos os tempos. A votação, anunciada como a maior e mais abrangente já feita no país, envolveu 162 especialistas de diferentes áreas ligadas à produção musical.



Realizada ao longo do segundo semestre de 2021, a votação envolveu jornalistas, como Nelson Motta, Sergio Martins, Jotabê Medeiros e Mauro Ferreira; produtores, como Kassin, Pupillo e Lampadinha; e músicos, como Leoni, André Abujamra e vários outros. Segundo os produtores do Discoteca Básica - o criador de conteúdo Guga Mafra e o jornalista Ricardo Alexandre -, o resultado final representa o maior guia já feito sobre a produção discográfica brasileira, tanto por causa do tamanho do corpo votante quanto pelo número de discos elencados.

Cada votante contribui com sua lista pessoal dos 50 melhores álbuns de todos os tempos. O resultado completo da eleição será publicada no livro "Os 500 maiores álbuns brasileiros de todos os tempos", para o qual já foi aberta uma campanha de financiamento coletivo no Catarse, que fica no ar até o dia 9 de julho. As recompensas vão de pôsteres e marca-páginas até um EP tributo com cinco artistas da nova geração recriando músicas do álbum "Clube da esquina".

No Discoteca Básica, Ricardo Alexandre traz semanalmente áudio-documentários a respeito dos grandes álbuns da música pop da história, sempre com convidados especiais, como Nando Reis, Herbert Vianna, Teresa Cristina, Titi Müller, Luis Fernando Veríssimo, Pitty e muitos outros.



O primeiro episódio desta quarta temporada é, naturalmente, a respeito de "Clube da esquina". O convidado do programa é o também mineiro Samuel Rosa. A nova temporada terá dez episódios, todos selecionados dos 30 primeiros colocados do ranking. O programa está disponível em todas as principais plataformas de podcast, e também no site oficial www.podcastdiscotecabasica.com.

Confira o Top 10 da votação

1. "Clube da esquina" (1972) - Milton Nascimento e Lô Borges

2. "Acabou chorare" (1972) - Novos Baianos

3. "Chega de saudade" (1959) - João Gilberto

4. "Secos & molhados" (1973) - Secos & Molhados

5. "Construção" (1971) - Chico Buarque

6. "A Tábua de esmeralda" (1974) - Jorge Ben Jor

7. "Tropicália ou panis et circencis" (1968) - Vários artistas

8. "Transa" (1972) - Caetano Veloso

9. "Sobrevivendo no inferno" (1997) - Racionais MC's

10. "Elis & Tom" (1974) - Elis Regina e Tom Jobim