Jornal Estado de Minas

STREAMING

Pressionada pela concorrência, Netflix anuncia superproduções para 2022


A Netflix anunciou o plano de realizar mais de 80 projetos cinematográficos para 2022 em todo o mundo, o que eleva a plataforma de streaming à primeira divisão do setor cinematográfico. O anúncio foi feito na última quinta-feira (10/3).





A lista de grandes nomes de Hollywood, tanto na frente quanto atrás das câmeras, é considerável. O cineasta Guillermo del Toro e os atores Daniel Craig, Ryan Gosling, Jessica Chastain e Ana de Armas foram alguns dos artistas citados pelo serviço de streaming em seus novos projetos. 

A Netflix iniciou a sua trajetória em 1997 como uma locadora on-line nos Estados Unidos. Dedicada aos aficionados por cinema, colocava à disposição deles centenas de títulos, mediante um modesto pagamento. 

Em 25 anos, a empresa se converteu em um dos principais atores do setor, com sucessos populares ("Não olhe para cima", 2021), cinema de autor ("Roma", 2018; "Ataque dos cães", 2021) e documentários. No entanto, a plataforma vem enfrentando uma concorrência cada vez maior, com a multiplicação de opções e a entrada de grandes corporações no negócio do streaming, como é o caso recente da Disney. 




ADAPTAÇÃO 

A principal produção anunciada é "The Gray man" dos irmãos Anthony e Joe Ruso, baseada em um romance de Mark Greaney, o criador da franquia “Bourne”. Seu personagem central é um agente da CIA (Ryan Gosling) convertido em um matador de aluguel. 

Por sua parte, Guillermo del Toro apresentará sua adaptação musical e com personagens animados da história infantil “Pinóquio”. Daniel Craig ("James Bond") voltará a interpretar um detetive na segunda parte de "Entre facas e segredos", junto com Andrew Morton e Kate Hudson. 

O diretor Noah Baumbach (“História de um casamento”) vai adaptar "White noise", romance de Don DeLillo. Romain Gavras, filho do diretor francês de origem grega Costa-Gavras, roda seu terceiro filme, "Athenas".

Em relação às séries, a Netflix anunciou "Wednesday", de Tim Burton; "The Sandman", adaptação de uma série de ficção científica entregue a Allan Heinberg, e novas temporadas de sucessos como "The crown", "Peaky blinders" e "Stranger things".