Jornal Estado de Minas

CINEMA

Final do filme cult 'Clube da luta' é mudado na China


Com sua mensagem anarquista, “Clube da luta” se tornou filme cultuado desde sua estreia, em 1999. Mas agora, chega às TVs da China com um final alternativo, em que o governo vence e impede o caos.

A rígida censura permite a estreia de poucos filmes estrangeiros por ano na China. Em vários casos, com importantes cortes. Entre as produções modificadas recentemente está o filme dirigido por David Fincher, com Brad Pitt e Edward Norton.





Cinéfilos chineses perceberam que a versão disponibilizada recentemente na plataforma Tencent Video traz mudança que altera a mensagem anarquista e anticapitalista.

No fim original, o personagem de Norton, o Narrador, mata seu alter ego imaginário Tyler Durden (Brad Pitt) e contempla a explosão de vários edifícios, sugerindo que o plano para acabar com a civilização moderna está em andamento.

Na China, o longa termina com o assassinato de Durden. Em seguida, aparece a mensagem: “A polícia rapidamente descobriu todo o plano e prendeu todos os criminosos, evitando com sucesso a explosão da bomba”.

E acrescenta que Tyler (produto da imaginação do Narrador) foi enviado para o manicômio para tratamento psicológico e mais tarde recebeu alta.

O novo final, com o triunfo do governo, provocou indignação de chineses que assistiram a versões piratas do filme original. “É ultrajante”, afirmou um cliente da Tencent Video.





A Tencent não comentou o caso. Não está claro se a mudança foi ordenada pelos censores ou decidida pelos produtores originais do filme.

Estúdios de Hollywood costumam lançar versões alternativas de suas produções com a esperança de driblar a censura chinesa e obter lucros naquele mercado milionário.

Em 2019, várias cenas de “Bohemian rhapsody” com referências à homossexualidade de Freddie Mercury, foram eliminadas da versão chinesa. 






audima