Jornal Estado de Minas

MÚSICA

'The Beatles: Get back' questiona mitos sobre o fim da banda

Apesar das tensões e da separação que se avizinhava, os Beatles foram capazes de criar e se divertir até o fim: com sua nova série documental, o cineasta Peter Jackson dissipa os mitos sobre os quatro “fabulosos” de Liverpool, oferecendo um olhar positivo sobre os últimos momentos de intimidade da banda.





“The Beatles: Get back” segue John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr em janeiro de 1969, preparando-se para seu primeiro show em mais de dois anos. Os Beatles estavam, então, envolvidos na composição e gravação de14 novas canções, mas só tinham três semanas para fazê-lo – prazo que parecia impossível de cumprir.

LET IT BE

Aqueles momentos intensos e difíceis foram imortalizados pelo diretor britânico Michael Lindsay-Hogg. As imagens resultaram no filme “Let it be”, de 1970, ano em que os Beatles formalizaram sua separação. O documentário insistiu nas tensões entre os quatro artistas, suas disputas e desavenças criativas, marcando de forma duradoura a memória dos fãs.



Admirador dos Beatles, Peter Jackson (da trilogia “O senhor dos anéis”), ganhador de vários prêmios Oscar, queria ir além da visão negativa de um grupo ressentido e perto do fim.





“De qualquer forma, o melhor de nós sempre foi e sempre será quando estivemos contra a parede”, diz Paul McCartney na série “The Beatles: Get back”, que estreia nesta quinta-feira (25/11), na plataforma em streaming Disney+.

Diretor Peter Jackson pesquisou 60 horas de imagens para revelar a intimidade de Paul, Ringo, John e George no estúdio (foto: Disney+/reprodução)

A trilogia mostra pela primeira vez na íntegra o show de 40 minutos que os Beatles fizeram no terraço do edifício de sua gravadora em Savile Row, no coração de Londres. Foi a última apresentação do grupo britânico em público.

Para desenterrar essas pérolas, Peter Jackson mergulhou em 60 horas de arquivos de vídeo, que permaneceram trancados por décadas, e assinou uma série documental que enfatiza a cumplicidade e alegria de viver dos Beatles.





“Sempre houve a ideia equivocada de que o meu pai foi o responsável pelo rompimento dos Beatles, mas não foi assim e pode-se ver isso claramente nas imagens”, diz Stella McCartney, filha de Paul.

“Ele aparece tentando desesperadamente que funcionasse, que sua irmandade se mantivesse intacta”, acrescenta a estilista, destacando que Paul McCartney “ficou inconsolável” após a separação.

MODA

Stella McCartney, que lançou coleção limitada de roupas inspirada na estética da banda naquele momento, conta que assistiu à nova trilogia documental como “filha dos Beatles”, mas também como fã.

“Você olha e diz: 'Esta é a melhor banda do mundo, a melhor música, estas são as pessoas mais cool'”. Para ela, os Beatles “encarnaram o movimento cultural por uma mudança positiva que continua influenciando milhões de pessoas em todo o mundo.”





“Tudo o que você precisa é de amor, 'Unam-se'”, diz ela, citando estrofes das canções dos Beatles. “É sua música, são suas letras.”

A estilista também enfatiza o impacto dos “Fab Four” sobre a moda. “Quando vejo os Beatles, sempre me surpreende a quantidade de estilos que eles exibiram em tão pouco tempo, com momentos icônicos. Se você pega o (álbum) 'Sargent Pepper's, sabe exatamente o que eles vestiam naquele momento”, explica.

“THE BEATLES: GET BACK”

» Série documental
» Três episódios
» Direção: Peter Jackson
» Estreia nesta quinta-feira (25/11), na plataforma Disney