Jornal Estado de Minas

VARIEDADES

Cabaré das Divinas Tetas abre temporada na Funarte

O Cabaré das Divinas Tetas – plataforma de criação fundada por palhaças e drags de diversos coletivos de Belo Horizonte, que têm em comum a pesquisa das comicidades femininas – faz temporada na
Funarte-MG nesta sexta-feira (19/11), às 19h30, sábado (20/11), às 19h, e domingo (21/11), às 18h.



Os shows transfeministas de variedades reúnem números de circo, teatro e dança. Em cena, palhaças e drags do cabaré se encontram com mulheres cis, trans, pessoas não binárias e LGBTQIAP+ dos coletivos Calcinha de Palhaça, Academia Transliterária, Bacurinhas e Coletivo Manas, para debater gênero, maternidade, sexualidade e transfeminismos.

Dagmar Bedê, uma das fundadoras do Cabaré das Divinas Tetas, explica que a mulher palhaça que assume o protagonismo no picadeiro ganhou força com o surgimento das escolas de circo, nos anos 1980. “Mas o caminho ainda é longo e tortuoso, trilhado exclusivamente por homens há centenas de anos, em uma sociedade machista e patriarcal.

As mulheres, aos poucos, vão se apropriando desse discurso e começam a surgir não só palhaças, mas grupos delas, festivais, encontros e, por que não, cabarés?”, questiona.  Ingressos a preços populares: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) pelo site Sympla ou na bilheteria do teatro. A Funarte-MG fica na Rua Januária, 68, Centro. Pessoas trans, travestis e não-binárias não pagam entrada.

audima