Jornal Estado de Minas

TELEVISÃO

Documentário de Maria Ribeiro, "Outubro" retrata eleições de 2018


O documentário “Outubro”, de Maria Ribeiro, está disponível a partir desta quinta-feira (1º de abril) pelo Canal Brasil nas plataformas Now, Vivo Play e Oi Play. O filme retrata a última semana antes da eleição presidencial de 2018 pela ótica pessoal da atriz, escritora e cineasta e nasceu da urgência de Maria Ribeiro em registrar os momentos finais do segundo turno da eleição de 2018.



Ao seu redor, ela presenciava cenas concretas da ascensão da extrema-direita, amigos em desespero e outros que tentavam virar voto, dispostos a lutar até o fim por uma batalha que já estava praticamente perdida. Com entrevistas e imagens de atos públicos de campanha e manifestações, o terceiro documentário da atriz – que assina o roteiro e divide a direção com Loiro Cunha – retrata a angústia de um país em colapso.

Durante todo o documentário, Maria aparece como personagem e estabelece uma comparação entre o momento político e o fim de um casamento. “Às vezes comparo esses dias, de uma batalha que considero perdida, ao fim de um casamento. A gente sabe que acabou muito antes de acabar, mas segue torcendo por uma virada”. Logo no início, a atriz recupera seu vestido de noiva e adentra uma manifestação a favor de Bolsonaro na Avenida Paulista com o traje. Enquanto a câmera flagra as reações ao seu gesto, ela explica a tentativa de ressignificar a indumentária.

“É uma roupa feita para um único dia, para o momento de dizer sim. E eu queria usá-la para dizer não”, relembra a diretora, citando o movimento #EleNão, campanha feita por mulheres para impedir o crescimento da candidatura bolsonarista.

audima