Jornal Estado de Minas

MÚSICA CLÁSSICA

Recitais serão executados diretamente do coração da Serra do Japi


Com uma série de oito recitais de música clássica, será realizado no interior do espaço centenário da Igreja Santa Clara, em Jundiaí, no interior de São Paulo,  o 1º Festival Concertos da Serra. As apresentações começam nesta quinta (11/3), prosseguindo até domingo (14/3) e retornando de 18 a 21 de março, sempre de quinta a sábado, às 18h30, e domingos, às 17h, com transmissão gratuita pelo YouTube do evento. A construção é datada de 1917 e tombada pelo patrimônio histórico, integrando o recém-criado Espaço Japi – Cultura e Meio Ambiente, no coração da Serra do Japi, em área de proteção ambiental.





A ideia de criar o espaço cultural no local foi iniciativa dos atores e diretores teatrais Carla Candiotto e Rodrigo Matheus. E vem ao encontro da trajetória de 50 anos da Escola de Música de Jundiaí, representada pela maestrina Claudia Feres, curadora e diretora artística do festival, que assina ainda a direção-geral e a concepção do evento. A direção cênica é de Carla Candiotto e a gestão do projeto é do músico e cantor Fábio Vianna Peres. Completam a equipe Marco Lima na direção de arte e Wagner Freire na iluminação.

Cada um dos oito artistas ou grupos convidados ocupará a igreja, realizando recital com 50 minutos de duração. A programação foi selecionada por Claudia, que cresceu na Escola de Música de Jundiaí, criada por sua mãe, na garagem de casa, em 1971. “Sou diretora artística e regente titular da Orquestra Municipal de Jundiaí e a Carla Candiotto é diretora do Espaço Japi – Cultura e Meio Ambiente e também da Companhia de Teatro da Prefeitura. Fomos colegas na infância e agora nos reencontramos nessa nova empreitada.”

Quando surgiu a pandemia, Carla foi passar uma temporada na Serra do Japi, onde seus pais residem. “O que aconteceu foi que sua mãe a levou até a igrejinha histórica, na qual foi batizada. Chegando lá, Carla se apaixonou pelo lugar, onde há um anexo onde funcionava uma escola rural que alfabetizava crianças e adultos, mas que foi desativada. Ela me perguntou se não toparia fazer uns projetos com ela para o local. Empolguei-me e logo comecei a bolar um projeto de recitais.”





Claudia conta que o espaço é bonito e intimista. “Foi aí que apareceu em nosso caminho o ProAC, que é um projeto de apoio aos artistas do governo do estado de São Paulo. O nosso projeto foi aprovado, o que possibilitou a sua realização. Obtivemos uma verba mais consistente, o que nos proporcionou convidar mais artistas. Fizemos programação com oito grupos, tendo quatro concertos esta semana e mais quatro na seguinte. O local agora se chama Espaço Japi – Cultura e Meio Ambiente.”

INFLUÊNCIAS PORTUGUESAS 
A maestrina explica que o conjunto pertence a uma associação de moradores dos bairros da Serra do Japi. “Selecionei os músicos que tocarão dentro da igreja, cuja acústica é maravilhosa. São músicos de vários lugares. A violoncelista da cantora Ná Ozetti, Heloisa Meirelles, que é de Jundiaí, encerra a programação da primeira semana. Ela mora na Serra do Japi e integra também a Orquestra Sinfônica de São Paulo (Osesp).”

Claudia conta que elaborou programação com músicas de câmara. “São de concertos mesmo, obras eruditas, mas há também algumas coisas que nos remetem à música de raiz, porque em Jundiaí temos essa cultura da música rural. Teremos duas vezes a viola caipira em nossa programação.”





 Abre a programação nesta quinta (11/3), o cantor e compositor Fábio Vianna Peres, com a música antiga da Capela Ultramarina, com suas influências portuguesas e a participação do ator Roney Facchini na leitura de sonetos e versos de Camões. Na sexta (12/3), o duo de flauta e violoncelo Bico de Pena, formado por Angelique e Renato Camargo, que apresenta obras autorais. No sábado, (13/3), um duo de viola caipira de orquestra, com Gabriel Marin, violista da Orquestra Sinfônica da USP, e o violeiro Neymar Dias.

A atriz, diretora, autora e produtora teatral Carla Candiotto conta que o Espaço Japi – Cultura e Meio Ambiente foi bolado por ela e o marido, Rodrigo Matheus. “Perguntei à minha mãe o que eles estavam pretendendo fazer no local. Ela me respondeu: ‘Por enquanto, nada’.” Carla, então, disse que gostaria de fazer música, teatro e cinema, projetado na parede da igreja, entre outros projetos. “Disse a ela que gostaria também de usar a igreja para música clássica, erudita e de utilizar a escola para fazer um festival de teatro infantil, além de colocar internet no local para transmissão on-line. E fui bolando uma porção de coisas e o pessoal da associação acreditando nos meus projetos e me dando corda. E, agora, vamos fazer o primeiro festival de música clássica.”

Carla conta que Claudia é sua amiga de infância, são da mesma idade e que foi aluna da mãe da colega. “Ela nasceu em São Paulo, mas se mudou com a família,  aos 3 anos, para Jundiaí, onde nasci e vivi boa parte da minha vida. Contei para ela a minha ideia e a chamei para me ajudar no projeto. Aí, surgiram ajudas da prefeitura local e do estado e colocamos o projeto para funcionar e fazer esse festival. Serão oito lives, com quase 20 músicos animando o ‘Concertos da Serra’”, detalha a diretora teatral.





CIRCO DE VERSOS 
A atriz garante que tem repertório grande de espetáculos infantis e que pretende apresentar no espaço. “Seria ótimo para a garotada. Pensei também em palestras sobre meio ambiente, feiras de moda e livros. Quando se tem o espaço, as coisas se tornam mais fáceis, embora a maré não esteja pra peixe. Vamos fazer também lives de espetáculos para crianças, cujo nome é ‘Circo de Verso’. É um circo com versos e poesias.”

Carla revela que a ideia é geral é programar um festival de teatro infantil, temporadas de espetáculos das companhias Candiotto Produções e Circo Mínimo e de outros grupos. “Na telona, pensamos em realizar ciclos de cinema mudo, com Chaplin, Buster Keaton e o Gordo e o Magro. Além de uma série de humoristas britânicos, como Monty Python”.

As primeiras peças a serem apresentadas no local serão “Simbad, o navegante” e “Momo, o senhor do tempo”, respectivamente, com os grupos de Rodrigo e Carla. Confirmado na programação, também está o festival de peças do grupo de teatro de Jundiaí, o Catarsis.

1º FESTIVAL CONCERTOs DA SERRA
Espaço Japi – Cultura e Meio Ambiente, em Jundiaí (SP), de quinta (11/3) a sábado (13/3), às 18h30, e domingo (14/3), às 17h; e de 18/3 a 21/3, no mesmo horário. Programação completa no Instagram e Facebook do “Festival Concertos na Serra”. Transmissão gratuita pelo YouTube do evento




audima