Jornal Estado de Minas

Guinga e Leila Pinheiro fazem tributo a Aldir Blanc


O projeto Guinga e as Vozes Femininas traz nesta quinta-feira (12), às 20h, a cantora paraense Leila Pinheiro (foto) e o violonista fluminense Marcus Tardelli. A apresentação ocorre ao vivo, no CCBB Rio de Janeiro, e terá transmissão gratuita pelo YouTube (youtube.com/bancodobrasil). O show vai homenagear o compositor e violonista carioca, que completou 70 anos recentemente. Encerrando o projeto, também haverá homenagem ao compositor carioca Aldir Blanc, morto em maio, vítima da COVID-19. No repertório são esperadas as canções Catavento e girassol, Bandolins, Madeira de sangue, Exasperada e Valsa pra Leila, essa última feita especialmente para a cantora.





MARTHA MEDEIROS

Nesta quinta (12), às 17h,  Martha Medeiros  bate papo com Samuel Seibel. A autora de best-sellers falará, entre outros assuntos, sobre seu novo livro, A claridade lá fora (Editora L&PM). Na obra, a escritora narra pela primeira vez em terceira pessoa e revela os sentimentos, conflitos e segredos de Ligia, tradutora literária de meia-idade que estudou na França quando jovem e agora vive uma vida de isolamento, poucos amigos e um tanto de amargura na pacata praia de Torre Azul (referência à praia de Torres), até que o diagnóstico de uma doença terminal de uma pessoa da família muda os planos de sua vida. A live será transmitida no perfil da Livraria da Vila no Instagram @livrariadavila.

MAJUR
(foto: Vinicius Moreira/DIVULGAÇÃO)

A cantora e compositora Majur (foto) apresenta de sua casa, em Salvador, o show Ipadé, acompanhada pelo DJ Sandro Mascarenhas. O repertório da live é formado por músicas do primeiro EP da artista, Colorir, como a faixa Náufrago, de Majur e Hiran; a canção Andarilho, o mais recente single de sua carreira; Amarelo, parceria com Emicida e Pablo Vittar; e a releitura de Sampa, de Caetano Veloso. Inspirada em James Brown, Tim Maia e Fat Family, Majur faz uma MPB contemporânea, que mistura soul, manipulação tecnológica e ritmos de matrizes africanas. A transmissão será nesta quinta (12), 
às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo .

FRANCISCO EL HOMBRE

Nesta sexta-feira (13), com transmissão às 19h no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo, o palco do Sesc Vila Mariana recebe a banda Francisco El Hombre – formada pelos irmãos mexicanos Sebastián (voz e bateria) e Mateo Piracés (voz e violão) e pelos brasileiros Juliana Strassacapa (voz e percussão), Helena Papini (baixo e voz) e Andrei Kozyreff (guitarra). Na live, músicas de Rasgacabeza (2019), o mais recente trabalho do grupo, entre outras composições.





RUSSO PASSAPUSSO
(foto: UBC/DIVULGAÇÃO)

A cantora Paula Lima conversará com Russo Passapusso (foto), líder do grupo BaianaSystem, nesta quinta-feira (12), às 16h, com transmissão pelo www.instagram.com/ubcmusica/. O músico é dono de voz e estilo marcantes que têm feito enorme sucesso nos últimos anos, tanto em seus trabalhos com a banda, vencedora do prêmio de melhor álbum de rock ou de música alternativa em língua portuguesa da edição de 2019 do Grammy Latino, quanto em sua carreira solo. Desde 2008, Russo trabalhou com Margareth Menezes, Gilberto Gil, Curumin, Manu Chao e Elza Soares.

AS FIVE
ESTREIA
(foto: Fábio Rocha/globo)

A série As five (foto) estreia nesta quinta (12), no Globoplay. Protagonistas de Malhação: Viva a diferença, Keyla (Gabriela Medvedovski), Ellen (Heslaine Vieira), Lica (Manoela Aliperti), Tina (Ana Hikari) e Benê (Daphne Bozaski) se reencontram após seis anos. Enquanto suas vidas voltam a se embaralhar na Grande São Paulo, elas percebem aos poucos que a afeição, o companheirismo e a afinidade permanecem tão intensos quanto antes. Agora, no entanto, os desafios são mais complicados. Na faixa dos 25 anos, todas estão às voltas com conflitos pessoais, amorosos e profissionais. A produção foi criada e escrita por Cao Hamburger.

BATALHA FEROZ
DUNKIRK

Dirigido por Christopher Nolan, o filme Dunkirk será exibido nesta quinta-feira (12), às 14h09, no TNT. O longa se passa no início da Segunda Guerra Mundial. Quando a Alemanha avança em direção à França e cerca as tropas aliadas nas praias de Dunkirk, é realizada a Operação Dínamo. Lá, os soldados ficam rodeados pelo Exército alemão e terão de ser resgatados durante a batalha. Mark Rylance, Fionn Whitehead, Barry Keoghan e Harry Styles integram o elenco.





UMA INVENÇÃO DE NATAL
NOVIDADE NA NETFLIX

Estrelado por Forest Whitaker, Keegan-Michael Key e Madalen Mills, o filme Uma invenção de Natal estreia nesta sexta-feira (13), na Netflix. No longa, a vida perdeu a graça para o fabricante de brinquedos Jeronicus Jangle desde que foi traído por seu aprendiz. No entanto, a chegada da neta está prestes a mudar seu destino. A produção conta com canções originais de John Legend, Philip Lawrence, Davy Nathan, Usher e Kiana Ledé.

CURTAS INÉDITOS
PRODUÇÃO NACIONAL
(foto: SescTV/DIVULGAÇÃO)

A partir das 22h desta quinta-feira (12), o SescTV exibe dois curtas-metragens inéditos em sua programação: a ficção O estacionamento, dirigida por William Biagioli, e a animação premiada Primeiro movimento (foto), de Érica Valle. Na primeira produção, o personagem Jean, um imigrante haitiano, veio para o Brasil e conseguiu um emprego em um estacionamento. Já Primeiro movimento, encenado como balé circense, dispensa diálogos e locução, contando apenas com a trilha sonora e imagens em animação para moldar a narrativa, que acompanha um delicado encontro amoroso nas ruas de uma cidade do interior.

BEIBEI WANG
DA CHINA PARA O BRASIL
(foto: Digital Dellarte/divulgação)

A percussionista chinesa Beibei Wang (foto) é a atração desta quinta (12), às 19h30, do Digital Dellarte. O projeto oferece espetáculos on-line gratuitos com nomes da música e da dança contemporânea inéditos no Brasil, que serão realizados até dezembro. Beibei mistura o clássico com solos performáticos conceituais. A artista tem no currículo turnês internacionais e participações em festivais de música com algumas das principais orquestras do mundo. A transmissão da apresentação se dará no canal DellArteSolucoes, no YouTube.

JOHNNIE WALKER
DOCUMENTÁRIO

O homem que rodou o mundo vai ser exibido nesta quinta-feira (12), às 23h40, no Discovery. O documentário especial explora desde a origem da marca Johnnie Walker até seu papel em filmes lendários de Hollywood e na música. O filme analisa também o impacto cultural do uísque e mostra por que após 200 anos de jornada, a partir de uma pequena mercearia em Kilmarnock, na Escócia, a marca Johnnie Walker permanece relevante.





audima