Jornal Estado de Minas

Streaming reserva boas estreias para novembro. Saiba quais são


Já que em 2020, em decorrência da pandemia, o mundo virou do avesso e o streaming passou a ditar as regras, as principais plataformas lançam, a cada mês, dezenas de novidades, entre séries e filmes. A Netflix tem pelo menos 50 novos títulos em novembro, com destaques entre as produções originais.





Não é preciso dizer que a principal delas é, finalmente, a quarta temporada de The crown, a excelente (e milionária) série que acompanha a família real britânica a partir do século 20. Os 10 novos episódios, agora ambientados entre o final dos anos 1970 e 1980, vão destacar, obviamente, o casamento do século (que anos depois se transformou em um dos maiores escândalos dos Windsors).

A união do príncipe Charles e Lady Diana, em 1981, deverá ser um dos pontos altos da narrativa, que também vai acompanhar a chegada de Margaret Thatcher, a primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. Será interessante ver Gillian Anderson, a eterna Dana Scully de Arquivo X, como a Dama de Ferro.

Ainda entre as séries, uma aposta menos descompromissada é Nasce uma rainha. Este é o primeiro reality show nacional comandado por duas drag queens (Gloria Groove e Alexia Twister). Graças a Ru Paul, no ar há quase 10 anos com o programa Ru Paul’s drag race, os realities com drags viraram quase um segmento próprio na TV.





Em outra seara está a série dramática The liberator. A produção americana acompanha a Operação Avalanche, ocorrida em 3 de setembro de 1943, quando os aliados começaram a desembarcar na Itália, culminando com a rendição daquele país durante a Segunda Guerra Mundial.

A Netflix – sempre de olho no Oscar – lança neste mês um possível candidato para a edição de 2021 da premiação de Hollywood: o drama Era uma vez um sonho, dirigido por Ron Howard. Amy Adams e Glenn Close estão no elenco do longa adaptado do livro homônimo (e autobiográfico) de J. D. Vance. O filme acompanha um jovem estudante de direito que vê seu futuro interrompido por uma crise familiar, que o obriga retornar à sua cidade natal.
India Oxenberg, que virou escrava sexual de Keith Raniere, no documentário Seduced: Inside the NXIVM cult, na Starzplay (foto: Starzplay/Divulgação)

PRODUÇÕES LATINAS 
Outras plataformas também prepararam boas novidades para novembro. A Amazon Prime Video continua investindo em produções latinas. A principal delas é Súbete a mi moto, que acompanha o fenômeno porto-riquenho Menudo, desde sua estreia, em meados dos anos 1970, até a década de 1990. A série, com 15 episódios, traz atores de diferentes países da América Latina. O protagonista é o controverso criador do grupo, Edgardo Díaz (papel de Yamil Urena).





Com o fechamento dos cinemas durante meses, a programação de lançamentos foi atravessada pela pandemia. Muitos filmes estão indo diretamente para o streaming. Três comédias nacionais que entram no catálogo da Amazon neste mês estão entre eles. São elas: Os espetaculares, Carlinhos & Carlão (com os divertidos Luis Lobianco, Thati Lopes e Luis Miranda) e No gogó do Paulinho.

De produção original, a principal estreia da Globoplay é o seriado As five, de Cao Hamburger (Castelo Rá-Tim-Bum). A comédia dramática acompanha as cinco amigas de Malhação – Viva a diferença se reencontrando após seis anos e agora começando a viver os dilemas da vida adulta.
Série Súbete a mi moto, que retrata a trajetória do grupo Menudo dos anos 1970 até 1990, é a aposta da Amazon Prime Video (foto: Amazon Prime Video/reprodução)

DOCUMENTÁRIO 
A Starzplay destaca em sua programação o documentário em quatro partes Seduced: Inside the NXIVM cult. A narrativa, em primeira pessoa, acompanha India Oxenberg, a jovem filha de uma atriz de Hollywood que virou escrava sexual de Keith Raniere, o líder da seita. É uma série que aproveita o momento, já que Raniere foi sentenciado, na última semana, a 120 anos de prisão por uma série de crimes praticados contra integrantes do culto.





Outras produções internacionais inéditas da plataforma são a inglesa Gangs of London, que acompanha famílias de organizações criminosas que atuam na capital britânica na atualidade e No man’s land, série francesa que conta a história de um jovem em busca da irmã na guerra civil da Síria.

ESTREIAS

Algumas produções que entram em cartaz em novembro

Netflix
Dia 11 – Nasce uma rainha (reality), The liberator (série)
Dia 15 – The crown (quarta temporada da série)
Dia 23 – Shawn Mendes: In wonder (documentário)
(foto: João Cotta/Globo)

Dia 24 – Era uma vez um sonho (filme)

Amazon Prime Video
Dia 5 – Os espetaculares (filme)
Dia 12 – Carlinhos & Carlão (filme)
Dia 13 – Alex Rider (série)
Dia 19 – No gogó do Paulinho (filme)
Dia 27 – Súbete a mi moto (série)

Globoplay
(foto: Lacey Terrell/NETFLIX)

Dia 12 – As five (série)

Starzplay
Dia 15 – Seduced: Inside the NXIVM cult (documentário), Gangs of London (série)
Dia 22 – No man’s land (série)

audima