Jornal Estado de Minas

Professor Luiz Nazario aborda economia do cinema em aula aberta

Luiz Nazario, professor da Escola de Belas Artes da UFMG, participa do projeto Aulas Abertas com uma aula sobre a economia do cinema, já disponível do canal do YouTube do Centro Cultural UFMG, que promove a iniciativa. Inspirado na enciclopédia de Roger Manvell, ele fala da obra de autores como Luchino Visconti, Alfred Hitchcock, François Truffaut e Charles Chaplin. O professor aponta que cineastas hoje renomados não tiveram, em seu tempo, o devido reconhecimento, alguns chegando a ser perseguidos e desprezados. A cada semana, uma é publicada no Facebook, Instagram, YouTube e site da instituição. 




 
MTV EMA 2020
Lady Gaga lidera

Com seu álbum Chromatica, Lady Gaga lidera a lista de indicados do MTV EMA 2020, concorrendo em nada menos que sete categorias, incluindo Artista do ano, Melhor artista pop e Melhor videoclipe, pelo single Rain on me, em parceria com Ariana Grande. Justin Bieber vem logo em seguida, com cinco indicações, enquanto o rapper DeBaby acumula quatro. Karol G é destaque entre os artistas latinos, com quatro indicações, incluindo Melhor videoclipe e Melhor colaboração, pelo seu hit Tusa. A canção é uma parceria com Nicki Minaj e seu videoclipe oficial supera 1 bilhão de views. A 27ª cerimônia do MTV EMA está prevista para 8 de novembro, em formato virtual e presencial, com transmissão ao vivo. 

LONGA BRASILEIRO
Estreia na Netflix
(foto: Gontof Comunicação/Divulgação)

Ontem havia coisas estranhas no céu, de Bruno Risas, estreia na Netflix nesta quinta (15). Transitando entre o gênero documentário e ficção científica, o longa mostra o cotidiano da família do próprio diretor, que faz sua estreia em longas. Na trama, após o pai ficar desempregado, a família é forçada a voltar à antiga casa em um bairro operário de São Paulo. A mãe procura uma saída e acaba abduzida por um objeto no céu. A vida, contudo, segue como se nada houvesse acontecido, enquanto Bruno filma. 

LER É VIAJAR
Clube de assinaturas

O Instituto Gil Nogueira (IGN) lançou o clube de assinaturas de livros infantis “Ler é viajar”. As obras são selecionadas de acordo com a faixa etária (dos 5 aos 12 anos). As crianças vão receber o livro em casa mensalmente, segundo a idade informada no cadastro. No primeiro mês, fará parte do kit o “Passaporte Ler é viajar”, uma espécie de diário de leitura com objetivo de estimular a interação das crianças com as obras. A verba desse projeto será revertida ao projeto social “Ler é viver”, totalmente gratuito, para alunos de escolas públicas de Belo Horizonte e região metropolitana. O valor mensal do “Ler é viajar” é fixo para qualquer plano e também para o frete em todo o Brasil. Mais informações estão disponíveis no site www.lereviajar.com.  

NOVO SINGLE
A flor do tempo

Nesta quarta-feira (14), o cantor, compositor e saxofonista Marcus Vinícius de Souza lança nas plataformas digitais o single A flor do tempo, com distribuição da Tratore. De acordo com o músico, a canção busca expressar a temática do tempo por meio da noção de uma flor em rotação, sendo utilizada como metáfora da experiência. Gravada no Bemol Studio, A flor do tempo tem direção musical, arranjos, violão, baixo fretless e guitarras de Beto Lopes. Na bateria, Lincoln Cheib. 





APOIO AO LÍBANO
Kobra leiloa painel
(foto: Gontof Comunicação/Divulgação)

O muralista brasileiro Eduardo Kobra colocou em leilão o painel Ao Líbano, com carinho, que produziu para apoiar as vítimas da megaexplosão no porto de Beirute, no mês passado. O lance inicial é de US$ 27 mil (R$ 149,5 mil). Segundo Kobra, o valor integral com que a obra for arrematada será doado ao Líbano.Ele também irá sortear serigrafias da obra entre os que fizerem doações – de qualquer valor – para a campanha. O leilão permanece aberto até o próximo dia 22, na plataforma 32Auctions (https://www.32auctions.com/2020Beirut).

MELHORES DA MÚSICA
Prêmio Billboard

O TNT transmite nesta quarta-feira (14), a partir das 21h, ao vivo de Las Vegas, o Billboard Music Awards. Comandado por Kelly Clarkson, o prêmio a artistas da música tem neste ano Post Malone (foto) como líder de indicações, com 16 no total, seguido por Lil Nas X, com 13. Billie Eilish e Khalid concorrem em 12 categorias. A noite terá shows de Alicia Keys, BTS, Post Malone, Demi Lovato, Bad Bunny e Luke Combs.

TRIBUTO A IVAN LINS
Show em Nova Lima

Os músicos Paulo Cascardo (vocais e piano) e Tunico Villani (percussão) fazem nesta quarta-feira (14) uma apresentação calcada no repertório de Ivan Lins, como uma homenagem à carreira do cantor e compositor. O show será às 21h, no restaurante Vila Chalezinho (Alameda Oscar Niemeyer, 132, Nova Lima), que comemora na data o primeiro ano de sua reinauguração (desde que deixou de ser Era Uma Vez Um Chalezinho). Reservas para o show podem ser feias pelo telefone (31)3097-2019.