(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SÉRIES

Conectados com o momento

Artistas criam pequenas produções, que são transmitidas pelo Instagram, com temas que vão desde a solidão até furadinhas na quarentena. Edição usa ferramentas simples


23/07/2020 04:00 - atualizado 22/07/2020 20:43

(foto: Fotos: Instagram/Reprodução)
(foto: Fotos: Instagram/Reprodução)
Na #mininovela, o ator Pedroca Monteiro vive as personagens Ivanildo e Letícia. Ela usa a caracterização dos filtros do Instagram, que distorcem rosto ou mudam o sexo das pessoas
Na #mininovela, o ator Pedroca Monteiro vive as personagens Ivanildo e Letícia. Ela usa a caracterização dos filtros do Instagram, que distorcem rosto ou mudam o sexo das pessoas
Qual sua série ou novela predileta? Antes da pandemia, essa reposta certamente conteria títulos exibidos em plataformas de streaming e canais de televisão. Mas, agora, as opções podem estar em cartaz nas redes sociais, sobretudo no Instagram. São produções com a cara do isolamento – feitas remotamente e com ferramentas de edição simples. Porém, conectadas com o momento, abordando temas como solidão, crises no relacionamento, festas a distância, furadinha na quarentena, influenciadores sem noção e questões sociais.

Entre as séries que estrearam nesta temporada está a #mininovela, comédia criada e protagonizada pelo ator carioca Pedroca Monteiro (@pedrocapedroca). Os capítulos – que já passam dos 20 e são postados diariamente, ao meio-dia – têm no máximo 10 minutos. Cada cena dura o tempo de um vídeo no feed do Instagram (ou seja, 1 minuto).

A trama gira em torno de um ex-casal que se comunica por videochamadas. Ivanildo é bonachão, ex-marido de Letícia, com quem divide a guarda dos filhos gêmeos. A caracterização das personagens é feita por meio dos filtros da própria ferramenta, que distorcem as feições do rosto ou mudam o sexo das pessoas.

"A #mininovela começou como uma maneira de eu extravasar minhas emoções durante a quarentena. É o meu palco", diz Monteiro, que, por conta da quarentena, teve de interromper a temporada da peça Simples assim, em que atuava ao lado das atrizes Julia Lemmertz e Georgina Góes. O ator também estava envolvido nas novas temporadas do seriado Vai que cola, do Multishow, e do programa Fora de hora, da TV Globo.

Como todo folhetim, a #mininovela também tem seus coadjuvantes. Um deles roubou a cena: Carol Priscila, uma novata cantora da MPB. A princípio ela tinha uma grande dificuldade em começar uma live. Porém, quando conseguiu soltar a voz, veio com a canção Solidão galopante, que se tornou um hit na vida real.

Segundo Monteiro, a canção foi feita de improviso. "Não sei de onde saiu. Nasceu porque tinha que nascer", conta. Seguidores passaram a mandar a música em versões diversas – funk, voz e violão, harpa – e até videoclipes. Um deles foi feito pela dançarina Maria Eugenia Tita, que usou um cavalo real nas cenas, e outro pelo ator Reynaldo Gianecchini. O próximo passo será o lançamento do hit no Spotify.

Com tanta repercussão, Monteiro viu seu número de seguidores dobrar – atualmente, são 68 mil pessoas. Entre eles, Marcelo Adnet, Lulu Santos e Teresa Cristina – que fez uma participação especial na #mininovela cantando Solidão galopante.

Apesar do sucesso da novelinha, ele não sabe ao certo até quando ela vai prosseguir, já que os capítulos são gravados no dia anterior da publicação e os diálogos feitos quase que na hora, apenas com um roteiro para dar um rumo para a história. "Penso, mais tarde, transformá-la talvez em uma peça", conta o ator.

Querentenados conta a história de seis amigos no isolamento
Querentenados conta a história de seis amigos no isolamento
RITUAL DIÁRIO Outro produto do isolamento é a série Quarentenados (@quarentenadostv), publicada no IGTV. A produção, que estreou em 21 de junho, tem previsão de duração de seis capítulos, publicados aos domingos, às 18h. Produzida pela Young Republic Films e com direção de Daniel Tupinambá, ela conta a história de seis amigos que moram no mesmo prédio, mas durante o isolamento social só se encontram por vídeo, em um ritual diário. No elenco, estão Fábio Rabin, Isabella Santoni, Gabi Lopes e Maicon Rodrigues.

Filmada na vertical, para se adaptar ao formato do IGTV, a série é gravada na sequência pelo aplicativo Zoom. Antes, todas as cenas são ensaiadas em um processo colaborativo entre os atores e diretores. "Como virou um hábito na quarentena, os personagens também se encontram por meio de videochamada. Por isso, a gente traz essa linguagem mais naturalista, do ao vivo", explica Tupinambá. O diretor também pede que cada ator grave com uma segunda câmera, para, na edição, mostrar outros planos e a ambientação da cena.

O primeiro episódio alcançou 1 milhão de visualizações em menos de 24 horas no ar. A série é publicada em sete IGTVs – além do oficial, os atores soltam a série em suas contas pessoais. "É muito gratificante. Já recebi mensagens de pessoas que dizem estar deprimidas e que esperaram o domingo para assistir e ficar bem. É o poder do entretenimento como cura", diz o diretor.

A atriz Isabella Santoni, que vive a personagem Sofia na série, diz que, apesar de cada um gravar isoladamente, não se sente em um trabalho solitário. "Como é um processo em grupo, a gente troca muito. É a parte mais legal", conta ela, que afirma ter aprendido novas funções nessa nova maneira de atuar. "Tenho que preparar o cenário, me preocupar com a iluminação, ver o enquadramento, dar o ‘rec’ na câmera. A função da arte é gerar transformação."

O último capítulo da temporada será exibido neste domingo, dia 26, mas os produtores pensam em transformá-la em sitcom para ser exibida na TV ou em plataforma de streaming. 

Quadrinho do ilustrador e roterista carioca Leandro Assis mostra os contrastes do isolamento
Quadrinho do ilustrador e roterista carioca Leandro Assis mostra os contrastes do isolamento

Com tom de crítica social

Não só de produções audiovisuais vivem as séries das redes sociais. Um quadrinho com forte crítica social tem atraído o like de milhares de pessoas. Publicado no perfil do ilustrador e roteirista carioca Leandro Assis (@leandro_assis_ilustra), Confinada é uma parceria dele com a escritora e ativista Triscila Oliveira (@soulanja). A série conta a história da influeciadora digital Fran Clemente e os contrastes de seu isolamento, em um apartamento na zona sul do Rio, com a vida de suas empregadas domésticas na periferia.
"A personagem é uma blogueira fitness padrão e eu sou a mulher preta periférica observando essa mulher privilegiada. Infelizmente, tem muita gente que se inspira nessas pessoas, mas, com a epidemia, outras tantas perceberam que esse tipo de influencer não agrega nada na vida delas", diz Triscila. Ela foi convidada por Assis a dividir com ele a autoria depois de deixar um comentário em outra série em quadrinhos, Os Santos, colocada em pausa em função da pandemia. Para Triscila, o tom ácido da série é um "necessário tapa na cara para que as pessoas percebam que não existe uma só realidade".

De acordo com Assis, a inspiração vem de personagens, não só do Brasil como em outros lugares do mundo, que estão nas redes sociais. "É um apanhado delas", resume ele, que há dois anos vive em Portugal. O ilustrador diz que Fran Clemente acabou por virar uma vilã de novela que o público adora odiar. "Já não sei se nos inspiramos nelas (as influencers) ou se elas que se inspiram em nós." Por ora, Confinada segue até que o período (e histórias) do confinamento perdurarem. Mais para frente, Assis pretende transformar tanto ela quanto Os santos em livros. (Agência Estado)

As mais assistidas da Netflix

A Netflix divulgou uma lista com as séries da plataforma mais assistidas. Entre os nomes, há produções de ficção, documentários e Realities. A lista foi dividida em duas partes. A primeira contém séries que foram assistidas por pelo menos dois minutos. São elas, The witcher, La casa de papel (quarta temporada), Tiger king, Você (segunda temporada), Brincando com fogo, Eu nunca..., Space force, Jogo de lava, Criando Dion (primeira temporada), Casamento às cegas, Ozark (terceira temporada) e The crown (segunda temporada).

A segunda classificação traz produções vistas pelos espectadores por pelo menos 70%. No top 3 ficaram Stranger things, em primeiro lugar, The umbrella academy, em segundo, e em terceiro, La casa de papel.

Confira o ranking:

1º: Stranger things
2º: The umbrella academy
3º: La Casa de Papel
4º: Você
5º: Sex education
6º: Nosso planeta
7º: Inacreditável
8º: Disque amiga para matar 
9º: Olhos que condenam
10º: Elite


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)