Jornal Estado de Minas

cult

Ballet Jovem Minas Gerais participa de festivais na Colômbia

O Ballet Jovem Minas Gerais vai participar de dois festivais internacionais na Colômbia: o DanzaMed 2019, em Medellin, e o 12º Festival Danza En La Ciudad, em Bogotá. Será a primeira vez que a companhia se apresenta fora do país e tem a oportunidade de divulgar o trabalho desenvolvido com jovens bailarinos brasileiros. Na Colômbia, os bailarinos vão apresentar as coreografias Notório e Ritos (foto), ambas do coreógrafo Alessandro Pereira, em 7 e 9 de novembro. O Ballet Jovem Minas Gerais é um projeto de profissionalização em dança que surgiu da percepção de um hiato entre a formação de jovens bailarinos e o mercado profissional da dança.





 

FLORES

MOSTRA Coletiva

 

Está em cartaz até 14 de novembro, na Galeria de Arte da Assembleia Legislativa (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho), as mostras de Paisagens afetivas, das artistas plásticas Du Flausino e Goretti Gomide. As pinturas em óleo e acrílica sobre tela, as fotografias e a instalação artística de Du Flausino têm como tema central as flores, que sintetizam o olhar da criadora sobre o vazio, o sagrado e o kitsch. As peças de #floresdeplásticodesbotam dão forma aos sentimentos que a relação entre a natureza e a morte evocam. A exposição pode ser visitada das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Entrada franca. Informações: (31) 2108-7827.

 

TRILHA CULTURAL

Inscrições

 

O Trilha Cultural BDMG abre seleção para projetos de artistas que se dedicam às artes cênicas (circo, dança e teatro). Serão escolhidos 10 grupos interessados em colocar seus espetáculos para circular do interior para Belo Horizonte ou para outra cidade ou da capital mineira para o interior. As propostas podem ser inéditas ou não. Cada selecionado receberá incentivo cultural de R$ 17 mil para viabilizar a circulação dos espetáculos entre fevereiro e julho de 2020. O regulamento e a ficha de inscrição estão no site do BDMG Cultural: www.bdmgcultural.mg.gov.br. IInformações: (31) 3219-8691.

 

(foto: Films Albatros/divulgação)
 

CINECONCERTO

Clássico francês

 

O Cine 104 (Praça Rui Barbosa, 104, Centro) promove nesta segunda-feira (4), às 19h30, cineconcerto gratuito tendo como inspiração o filme Um chapéu de palha da Itália (foto), do diretor francês René Clair. A exibição do longa será acompanhada pela Orquestra Pictofônica do projeto Soundpainting BH. Será criada uma trilha sonora em tempo real. O objetivo é expandir a experiência cinematográfica para uma vivência ainda mais sensorial e imersiva. Já na  quarta (6) e quinta-feira (7), no mesmo horário, o espaço exibe Dor e glória, do diretor espanhol Pedro Almodóvar. Para essa exibição, ingressos a R$ 10 (inteira). Informações: (31) 3222-6457.





 

(foto: Gustavo Roscoe/Divulgação)
 

Tenores in Concert

Segunda musical

 

O quarteto musical Tenores in Concert (foto) participará do projeto Segunda Musical, às 20h, no Teatro da Assembleia (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho), apresentando árias de óperas de compositores europeus, como Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini e Domenico Donizetti. O grupo também interpretará canções dos brasileiros Carlos Gomes, Heitor Villa-Lobos, Claudio Santoro, Chiquinha Gonzaga, Ary Barroso e Marlos Nobre. O Tenores in Concert é composto pelos cantores líricos Petrônio Duarte, Rogério Francisco, Wagner Soares e Wellington Vilaça. No concerto, o grupo estará acompanhado por Fred Natalino no piano e Gustavo Brito na percussão. Entrada franca. Informações: (31) 2108-7827.

 

Josi Campos

campanha

 

Josi Campos, artista belo-horizontina, lança financiamento coletivo na plataforma Evoé para projeto que mescla artes cênicas e musicais. A artista teve contato com a música desde muito cedo, cantando em um coral no seu bairro. Mais tarde, soltou a voz em uma roda de samba e, quando quis aprender a tocar tambor, envolveu-se com a Associação Cultural Tambor Mineiro. Foram essas atividades que a levaram ao trabalho profissional na interseção entre artes cênicas e música. Ela tem no currículo passagens nos musicais O Rei Leão, Mudança de hábito, Ghost – O musical e Alegria, alegria. Seu novo projeto, Prelúdios negros, é uma mixtape visual na qual ela grava áudio e vídeo de cinco músicas ao vivo em estúdio móvel. Informações e contribuições: www.evoecultural.com

 

AstraZeneca

Arte no hospital

 

A partir desta segunda-feira (4), o universo lúdico AstraZeneca Viva a Cultura! invadirá o Hospital das Clínicas da UFMG para entreter jovens e crianças internados com arte, música e ciência. O projeto tem o intuito de realizar apresentações de artes cênicas e outras intervenções artísticas gratuitas em diferentes hospitais de cidades brasileiras. Informações: www.ppagina.com ou (11) 5908-8210.