Conteúdo para Assinantes

Continue lendo ilimitado o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

price

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Assine agora o Estado de Minas digital por R$ 9,90/mês. Experimente 15 dias grátis >>

Estado de Minas

Lançamento do Minas Trend


postado em 19/03/2019 05:06

Minas Trend atrai grifes importantes do estado e feira é considerada o maior sucesso de negócios de moda da América Latina(foto: Zé Takahashi/Divulgação)
Minas Trend atrai grifes importantes do estado e feira é considerada o maior sucesso de negócios de moda da América Latina (foto: Zé Takahashi/Divulgação)

Robson Braga não imaginava o benefício que criava para a indústria de moda mineira quando, há 12 anos, criou o Minas Trend, cuja diretoria estará, na noite de hoje, recebendo na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) para o lançamento de sua 24ª edição. Quando ele imaginou montar uma grande promoção, o setor estava devagar, quase parando, principalmente por causa do encerramento das atividades do Grupo Mineiro de Moda, que colocou o estilo mineiro em importância nacional. Para conseguir garantir o sucesso da feira, o então presidente da Fiemg não poupou esforços. Convidou representes de toda a imprensa nacional e vários nomes do exterior, promoveu uma série de atividades, além da feira propriamente dita e deu um impulso positivo ao setor.

A partir das primeiras edições, o Minas Trend atraiu as grifes mais importantes do estado, inclusive algumas que estavam se lançando no comércio nacional. A divulgação feita pela imprensa e a movimentação dos compradores garantiu o sucesso do que hoje é considerada o maior sucesso de negócios de moda da América Latina. Curiosidade é que o Minas Trend foi lançado depois da criação do São Paulo Fashion Week, de Paulo Borges, que fez tudo para ligar o programa mineiro ao seu. Não deu certo – assim como não deu certo o mesmo lançamento realizado no Rio de Janeiro. Hoje, Paulo Borges abriu o SPFW para outros sócios, mas o lançamento mineiro continua como foi criado – pertence à Federação das Indústrias de Minas Gerais, atualmente dirigido por Flávio Roscoe, que é o primeiro presidente da Fiemg que tem tradição profissional no setor.

Esse bem-sucedido caminho está, é claro, cheio de adaptações. E a última versão é colocar nos estandes marcas que se destinam ao grande público e que produzem quantidades significativas de lançamento. Com isso, as confecções se firmam no mercado e o faturamento e torna um fator importante para a economia do estado. Flávio Roscoe chegou como têm chegado as novas personalidades políticas nacionais: fazendo uma reestruturação total na proposta do Minas Trend e abrindo espaço para marcas novas. Entregou essa tarefa, que não é fácil, para o estilista Ronaldo Fraga, que com sua inteligência e criatividade tem mostrado uma boa compreensão da proposta da feira. O tema deste ano é o verão, próxima estação.

A edição da 24ª edição do evento será realizada de 9 a 12 de abril, como sempre no Expominas. E uma das novidades da última feira chega desta vez com a ampliação da feira gastronômica, cuja sondagem foi bem recebida. Ao ser consultado sobre a feira gastronômica da última edição, Flávio Roscoe não titubeou: “Estamos aqui para vender moda e não para vender comida”. Completam a atração do MT desta temporada apresentações culturais especiais, shows, peças teatrais e palestras e, é claro, desfile de algumas das grifes participantes.


Publicidade