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Expandindo fronteiras


postado em 14/11/2018 05:13

 

Depois do sucesso da 46ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), Sebrae e Instituto de Moda e Design (In-Mod) levam o SPFW Day para diferentes regiões do país. O evento itinerante, iniciativa do Contextualizar na Moda III, tem o objetivo de apresentar para microempresários regionais um compacto do que ocorreu de mais interessante durante a semana de moda em São Paulo, realizada entre 21 e 26 de outubro. A SPFW ocupou dois espaços criativos em São Paulo: o Farol Santander, no Centro, e o novo Espaço Arca, na Região Oeste. Com o tema Tran/sp/osição, o ponto alto do evento foi a revelação de novos talentos apresentados na segunda edição do Projeto Estufa, além do desfile Top 5, que trouxe grifes de diferentes estados para participar de um programa de aceleramento com objetivo de proporcionar o lançamento de coleções na passarela de um grande evento.

Os pequenos negócios se destacaram em parcerias com a marca Cartel 011, que pela segunda vez instalou uma pop up store no evento, com exclusiva seleção de produtos de moda e design. Algumas dessas parcerias foram incentivadas por projetos do Sebrae idealizados para aproximar microempreendedores de grandes nomes da moda no Brasil.

Todas essas iniciativas que visam ao crescimento de micro e pequenas marcas regionais fazem parte do projeto Contextualizar na Moda III. “As oportunidades respondem à vontade permanente da SPFW de expandir fronteiras e ressignificar espaços a partir da criatividade alinhada à vocação para as novas economias, integrando e conectando os elos da extensa cadeia produtiva da moda”, destaca Paulo Borges, idealizador e diretor criativo da SPFW.

Com o mesmo objetivo, o SPFW Day valoriza micro e pequenos negócios da moda em diferentes cidades, permitindo a empreendedores ampliar seu networking, fazer benchmarking, estabelecer novas parcerias e participar de bate-papos com estilistas e especialistas em tendências. O evento itinerante é uma forma de compartilhar conhecimento, permitindo a pequenas marcas acessar novos conteúdos e, com isso, ganhar novas perspectivas e mais visibilidade no cenário da moda.

O primeiro SPFW Day ocorrerá em 22 de novembro, em Vitória. Depois será a vez de Salvador, no dia 28, e de Caxias do Sul, em 5 de dezembro. Em todas as cidades, a programação segue o mesmo modelo: bate-papo com Paulo Borges, fundador e idealizador da SPFW, e um estilista convidado – André Boffano, em Vitória; Patrícia Vieira, em Salvador; e Lilly Sarti, em Caxias do Sul.

Todos desfilaram suas coleções nas passarelas na 46ª edição e foram sucesso entre imprensa especializada e convidados. Para falar sobre tendências, Iza Dezon apresenta a palestra “Futuro do varejo: um estudo de mercado”, com pesquisas sobre inovações que podem impactar o mercado até 2020. Além disso, estão previstas exposições de moda e o reconhecimento de marcas locais previamente selecionadas por curadores do projeto.

O ponto alto desses eventos é a seleção dos produtos que terão o selo SPFW AMA, chancela de qualidade que premia itens selecionados de marcas locais como algo para se ficar de olho por ser diferente, tendência ou ter grande diferencial no seu material de fabricação.
“Ter um produto com o selo SPFW AMA é um grande reconhecimento para as marcas locais. Além de ganhar maior visibilidade na imprensa e junto a formadores de opinião, essas grifes passam a ser reconhecidas como nomes a serem acompanhados no cenário da moda brasileira”, comenta Graça Cabral, consultora do In-Mod.

“Os pequenos negócios, correspondentes a 98,5% das empresas do país e que respondem por 54% dos empregos formais, estão conquistando espaço na cadeia produtiva da moda de alto valor agregado. Quanto mais competitivas as micro e pequenas empresas forem, mais empregos serão gerados”, analisa o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.


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