Arqueólogos descobriram uma pintura na antiga cidade romana de Pompeia que retrata um prato que pode ser o precursor da pizza italiana.
O pão coberto com recheios retratado no afresco de 2 mil anos "pode ser um ancestral distante do prato moderno", disse o Ministério da Cultura da Itália.
Faltam os ingredientes clássicos (tomate e queijo) para que a pintura retrate o que é tecnicamente considerada uma pizza, mas o conceito básico está lá.
Arqueólogos dizem que o afresco recém-descoberto representa um pão achatado, pintado ao lado de uma taça de vinho, que pode ter sido comido com frutas como romãs ou tâmaras, ou temperado com especiarias e um tipo de molho pesto.
O diretor do sítio arqueológico de Pompeia, Gabriel Zuchtriegel, disse que a pintura mostra o contraste entre uma "refeição frugal e simples" e alimentos luxuosos servidos em bandejas de prata.
“Como não pensar na pizza, também nascida como um prato 'pobre' no sul da Itália, que já conquistou o mundo e também é servida em restaurantes estrelados?”, diz ele.
Enterrados em cinzas
Leia Mais
A ciência por trás do polêmico sabor de pizza que divide o mundoO brasileiro premiado por fazer 'melhor pizza da Europa fora da Itália'Mulher finge 'pedir pizza' para denunciar violência doméstica à políciaOs esqueletos de três pessoas também foram encontrados perto do forno nas áreas de trabalho da casa nas últimas semanas, segundo um comunicado do Ministério da Cultura.
A descoberta foi feita este ano durante novas escavações no centro de Pompeia, em um dos nove distritos em que o antigo local está dividido, o Regio IX.
A casa já havia sido parcialmente escavada no século 19. A escavação só foi retomada em janeiro deste ano, quase 2 mil anos depois da erupção vulcânica que engolfou a cidade, hoje considerada Patrimônio Mundial da Unesco.
Uma erupção do Monte Vesúvio — acredita-se que em 79 A.C. — enterrou Pompeia em cinzas, congelando a cidade e seus moradores no tempo. O local tem sido uma fonte rica para os arqueólogos desde a sua descoberta no século 16.
O local fica a apenas 23 km da cidade de Nápoles, cidade italiana considerada o berço da pizza e protegida pela Unesco.