Jornal Estado de Minas

SAÚDE

Ginecomastia: homens têm mama aumentada

Ginecomastia é a hipertrofia das glândulas mamárias em homens. Uma condição que provoca o aumento descontrolado das mamas. Costuma aparecer na adolescência, entre 10 e 16 anos, devido às grandes alterações hormonais nessa fase da vida. Geralmente, as mamas voltam ao tamanho normal, mas, em 5% dos casos continuam na vida adulta. 





Muitios mecanismos fisiopatológicos estão envolvidos na gênese da ginecomastia, todos levando a um aumento líquido da relação estrogênio/andrógeno no tecido-alvo (mama). A ginecomastia puberal requer estudo especial, pois 50-75% dos homens nesta fase do desenvolvimento apresentam aumento do tecido mamário.  

A ginecomastia pode ser uni ou bilateral e variar bastante o tamanho. Existem alguns tipos, que variam de acordo com as características do tecido mamário em excesso.

De acordo com o 
cirurgião plástico Hugo Sabath, da Clínica Sabath, 
membro internacional da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica e com titulo de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
, as causas da ginecomastia estão relacionadas ao desenvolvimento anormal das glândulas mamárias nos homens por conta de um desequilíbrio hormonal, "podendo atingir somente um dos seios ou os dois."

Em alguns casos, não há excesso de glândula mamária, mas excesso de gordura ou de pele (foto: Clínica Sabath/Divulgação)