Jornal Estado de Minas

ESTUDO INÉDITO

Dispositivo portátil promete identificar câncer de pele sem dor

Pesquisadores do Stevens Institute of Technology, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo um dispositivo portátil de baixo custo que pode reduzir pela metade a taxa de biópsias desnecessárias para detectar câncer de pele. O estudo foi publicado na Scientific Reports.





 

Hoje em dia, quando há suspeita da doença, é preciso retirar pequenos pedaços de tecido para serem feitos testes em laboratório. As biópsias incomodam e deixam feridas que podem levar semanas para cicatrizar. De acordo com o estudo, são encontradas cerca de 30 lesões benignas para cada caso de câncer de pele.

 

A ideia dos cientistas é usar imagens de ondas milimétricas - a mesma tecnologia usada em scanners de segurança de aeroportos - para escanear a pele de um paciente. O tecido saudável é capaz de refletir os raios de ondas milimétricas de maneira diferente do tecido canceroso. Os pesquisadores usaram o dispositivo em 71 pacientes e conseguiram distinguir com precisão lesões benignas e malignas em apenas alguns segundos.

 

A equipe já está trabalhando para comercializar sua tecnologia e acredita que ela poderá chegar aos hospitais nos próximos dois anos.