(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE DOS OLHOS

Especialista esclarece principais mitos sobre a saúde dos olhos; veja mais

Mais de 6 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência visual; o adiamento de consultas e a desinformação podem trazer problemas sérios à saúde


30/08/2021 18:07 - atualizado 30/08/2021 19:16

Falta de informação é uma das principais causas de deficiências oculares
Falta de informação é uma das principais causas de deficiências oculares (foto: PxHere/Reprodução )
A era da desinformação, alimentada pela propagação de informações falsas, é um dos fatores que colaboram com o alto número de pessoas com problemas de visão no Brasil. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 60% e 80% dos casos de cegueira no mundo são evitáveis ou tratáveis. 

Atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 6,5 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência visual e 600 mil pessoas são cegas.

Com um maior acesso a informações, a busca por atendimento médico seria maior. Com isso, cresceriam as chances de corrigir o problema ocular antes de evoluir para um quadro grave. É o que afirma o oftalmologista do Instituto de Olhos Minas Gerais, Aquiles Gontijo. 

Segundo o especialista, o cenário se agravou ainda mais ao longo da pandemia da COVID-19. “Exames importantes deixaram de ser feitos, bem como tratamentos, como é o caso do glaucoma, que exige um acompanhamento contínuo”, afirma.

Doenças como catarata, glaucoma, retinopatia diabética, erros de refração não corrigidos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia) e degeneração macular estão entre as principais causas de cegueira e baixa visão em todo o mundo. 

Com isso, algumas das “fake news” mais comuns que circulam nas redes sociais foram esclarecidas pelo médico oftalmologista.

Ler à noite pode causar câncer nos olhos? 


Ler no escuro exige apenas um esforço maior, pois a pupila dilata e dificulta o nosso foco visual. Alguns estudos relatam que em pacientes míopes pode gerar um estímulo que aumenta a miopia, por isso não é recomendável a leitura em ambientes completamente escuros. 

“Para reduzir este risco e melhorar o conforto visual do indivíduo, com ou sem distúrbios de visão, a recomendação é usar um abajur ou uma luminária, mesmo que pouco brilhantes”, explica Gontijo. 

Ginástica nos olhos previne ou cura doenças oculares? 


 A resposta é não. A musculatura para o movimento dos olhos está em constante atividade, portanto não necessita de exercícios que não previnem doenças. “Nenhum tipo de exercício previne vista cansada ou catarata, como é dito amplamente por profissionais que não são oftalmologistas”, esclarece. 

No entanto, em alguns casos de estrabismo pode ser recomendado realizar um exercício específico de “juntar os olhos” para amenizar o quadro, devendo ser prescrito por um estrabólogo. 

Ler dentro de veículos em movimento causa descolamento de retina? 


Especialista esclarece principais mitos sobre os motivos das doenças oculares
Especialista esclarece principais mitos sobre os motivos das doenças oculares (foto: Pigsels/Reprodução )
A retina não descolará em decorrência de uma leitura ou do movimento de um veículo. “Ler dentro de veículos pode causar náusea nas pessoas. Apenas isso”, afirma o médico. 

Os principais fatores de risco do descolamento de retina são envelhecimento; retinopatia diabética, oclusão de veia retiniana; alta miopia e trauma. 

Existe remédio que cura ou previne a catarata? 


Para Gontijo, hábitos saudáveis podem postergar seu aparecimento. No entanto, a possibilidade de curá-la desta forma, até o momento, não foi comprovada pela ciência. 

“Alguns remédios podem até causar a catarata, mas jamais prevenir”, alerta o médico. Atualmente, o único tratamento para a doença é a cirurgia. 

Coçar os olhos faz mal?


Sim. “Coçar os olhos é contraindicado em qualquer situação”, frisa o especialista. A fricção constante da córnea danifica suas fibras, o que pode aumentar o grau de astigmatismo ou desencadear ou agravar o ceratocone. 

O ceratocone é uma condição degenerativa e progressiva da córnea, hereditária, que se caracteriza por um afinamento e deformação desta membrana. O quadro pode levar ao aparecimento de miopia e elevado grau de astigmatismo irregular e acentuada baixa da acuidade visual. 

Alimentos e vitaminas têm efeito benéfico para os olhos? 


De acordo com o especialista, se os níveis de vitaminas e minerais estiverem abaixo do normal é importante fazer uma reposição, pois os nutrientes são benéficos para o organismo, incluindo os olhos. “Com a devida avaliação médica”, pontua. 

O excesso de vitaminas pode sobrecarregar o organismo e ser prejudicial em alguns casos, logo seu consumo deve ser feito se houver indicação médica. 

Compartilhar toalhas, maquiagem e óculos pode trazer danos aos olhos? 


Compartilhar toalhas, maquiagens e óculos deve ser evitado, não só em tempos de pandemia. “Se alguém estiver com conjuntivite, porém sem sintomas iniciais, pode transmitir”, compartilha. 

O mesmo é válido para qualquer outra infecção ocular. O ideal é sempre ter em mãos os próprios objetos de higiene pessoal. 

Quem tem hipertensão pode ter pressão intraocular alta? 


O glaucoma é uma doença grave que surge na sequência do aumento da pressão intraocular, contudo a pressão do olho não está associada à pressão do sangue, logo a hipertensão não causa glaucoma diretamente. 

“Pessoas hipertensas apresentam maior chance de desenvolver outras doenças oculares e estas, sim, podem causar glaucoma”, informa o oftalmologista.





receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)