Jornal Estado de Minas

SAÚDE

Pacientes suspeitos e positivos para COVID-19 são atendidos pelo UniBH



Alunos do curso de medicina do UniBH fazem o rastreio de pacientes suspeitos ou positivos de COVID-19, atendidos pelas unidades de saúde públicas de Contagem. A equipe do Centro Universitário fará o acompanhamento por meio do sistema de telemonitoramento, avaliando o estado de saúde desses cidadãos e das pessoas com quem os infectados mantiveram contato.





Os alunos participantes da iniciativa terão como mentores enfermeiros do UniBH e os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 7h40 às 17h. Cada paciente será monitorado pelo período de 14 dias, a cada 24 horas.

Caso haja piora nos sinais clínicos, eles serão direcionados para a rede de saúde do município. O monitoramento desses pacientes é essencial para minimizar a circulação do vírus, preservando vidas e, consequentemente, desafogando o sistema público de saúde.

O grupo de atendimento do UniBH entrará em contato, por telefone, com todos os cidadãos atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s). Todos os casos atendidos serão discutidos com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem.





Camila Vieira, coordenadora-adjunta do curso de medicina do UniBH, ressalta a relevância da iniciativa para a população de Contagem, ao mesmo tempo em que agrega à formação dos alunos envolvidos, uma experiência sem precedentes. 

“O atendimento é uma ação de vigilância em saúde do SUS e é parte das atividades essenciais do Sistema Único de Saúde. Do ponto de vista da formação, nossa expectativa é de que os graduandos estejam inseridos em ações e políticas do SUS e participem ativamente do combate à pandemia.”

De acordo com a coordenadora-adjunta, a parceria com o município permitirá que os estudantes desenvolvam habilidades de comunicação, raciocínio clínico e interlocução, como ocorre em toda a rede de saúde.





Serviço

  • Tele atendimento a pacientes de Contagem (suspeitos ou infectados pelo coronavírus)
  • A partir do dia 16/08
  • De segunda a sexta-feira, entre 7h40 e 17h


Sobre o UniBH

Fundado há mais de meio século, o UniBH alia tradição e inovação acadêmica. Pelo segundo ano consecutivo a instituição foi reconhecida como o melhor centro universitário privado de Belo Horizonte, segundo o MEC. Com mais de 50 cursos de ensino superior e pós-graduação, o UniBH tem investido constantemente em melhorias no ensino, reforçando a educação transdisciplinar, focada no desenvolvimento de profissionais do futuro.


Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima Educação é o maior ecossistema de educação de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior.

Está presente em 12 estados, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.





Em 2021, a Ânima foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Em 2020, foi reconhecida como uma das cinco Empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico; e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

 

audima