(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Prêmio Influentes da Saúde dedica homenagem ao fundador do Biocor

Nesta quinta-feira (1/7), Mario Vandrecic foi homenageado pelo Grupo Mídia durante a cerimônia do prêmio


01/07/2021 12:53 - atualizado 01/07/2021 14:14

Mario Vrandecic, médico fundador do Biocor Instituto(foto: Biocor Instituto/Divulgação)
Mario Vrandecic, médico fundador do Biocor Instituto (foto: Biocor Instituto/Divulgação)

Em cerimônia do prêmio "100 Mais Influentes da Saúde”, realizada nesta quinta-feira (1/7), o Grupo Mídia prestou homenagem póstuma à Mario Vrandecic, médico fundador do Biocor Instituto. O objetivo do evento é premiar personalidades que se destacaram por contribuições no setor da saúde nos últimos 10 anos. 

De descendência croata, nascido em Cochabamba, na Bolívia, Mario Vrandecic se formou em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com especialização nos Estados Unidos, onde serviu ao exército como médico por dois anos, entre 1968 e 1970. Devido às pesquisas feitas por ele com tecidos biológicos nos EUA, focou no desenvolvimento de bioprótese cardíaca quando retornou ao Brasil.  

Foi então que, em 1978, nasceu a Biocor Indústria, empresa mineira pioneira na fabricação de substitutos valvares, sendo seu carro-chefe a bioprótese cardíaca de tecido porcino, desenvolvida inteiramente por Mario Vrandecic em Belo Horizonte. 

Inaugurado em 1985, o Biocor, inicialmente, era voltado para a cardiologia e cirurgia cardíaca e, posteriormente, agregou mais especialidades para o tratamento multidisciplinar do paciente. Hospital Geral de Alta Complexidade, o Biocor é referência em gestão e o primeiro hospital da América Latina a obter o certificado ISO 9002.  

Segundo a instituição, a sensibilidade e o cuidar foram transmitidos por Mario em cada atividade do Biocor Instituto, tendo na sua visita diária a todos os pacientes e aos setores do hospital um de seus maiores legados.

“Sua vida, seu exemplo e sua dedicação à medicina, aos pacientes e à sociedade refletem no merecimento desta homenagem e como não poderia deixar de ser, dedicamos esta homenagem ao corpo clínico e colaboradores do Biocor Instituto”, diz  Erika Vrandecic, diretora do Biocor Instituto e filha de Mario. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)