(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Exame recém-lançado é capaz de identificar 13 tipos de câncer em menos de duas horas

Dispositivo foi criado pela empresa japonesa de eletrônicos Toshiba e assegura quase 100% de precisão na detecção da doença


26/11/2019 11:58 - atualizado 26/11/2019 13:59

Método pode identificar câncer com apenas uma gota de sangue com 99% de precisão
Método pode identificar câncer com apenas uma gota de sangue com 99% de precisão (foto: Toshiba Corp./Reprodução)

A Toshiba acaba de desenvolver uma tecnologia capaz de detectar 13 tipos de câncer a partir de uma única gota de sangue , como anunciou nessa segunda-feira (25). O teste tem 99% de precisão e, a partir de um chip e um pequeno dispositivo, identifica a doença em menos de duas horas , conforme informou a empresa.

O método de diagnóstico foi concebido em conjunto com a Universidade Médica de Tóquio e o Instituto Nacional de Pesquisa de Câncer do Japão. A expectativa é comercializar o procedimento em alguns anos, depois do início de testes, previstos para 2020.

O método pode ser aplicado para tratar o câncer em estágio inicial , segundo o estudo, projetado para examinar os tipos e a concentração de moléculas de microRNA secretadas no sangue pelas células cancerígenas. A Toray Industries Inc. e outras empresas também desenvolveram tecnologias para diagnosticar o câncer usando moléculas de microRNA de uma amostra de sangue.

Conforme declarou o cientista chefe de pesquisa do Laboratório de Pesquisa Frontier da Toshiba, Koji Hashimoto, em comunicado à imprensa, se comparado a métodos de outras empresas, a vantagem está no grau de precisão na detecção do câncer, no tempo necessário para a detecção e no custo . O dispositivo consegue constatar câncer de estômago, esôfago, pulmão, fígado, vias biliares, pâncreas, intestino, ovário, próstata, bexiga e mama, sarcoma e glioma.

A princípio, o exame de sangue usando a tecnologia deve custar 20 mil ienes japoneses, algo em torno de R$ 780. Ainda não há data definida para a entrada do equipamento no mercado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)