Jornal Estado de Minas

EQUILÍBRIO

Como harmonizar os elementos vitais


Usuários do SUS em Pará de Minas recebem aulas gratuitas de ioga terapêutico em vários pontos da cidade, muitas vezes, ao ar livre (foto: Leo Pereira/Divulgação)


"Equilibrar as energias gera muito prazer e harmonia internamente”
Raíssa Perona, 
professora da ioga lu jong



Felicidade e amor. Assim a professora de ioga Raíssa Perona define o ioga terapêutico Lu Jong, de origem tibetana, que promove o bem-estar e a cura a nível físico, mental e energético. “Por meio da prática do Yoga Lu Jong, treinamos e transformamos os canais sutis do corpo e aumentamos nossa consciência, alcançando o equilíbrio entre corpo, respiração e mente”, conta Raíssa Perona. Segundo ela, a medicina tibetana diz que toda doença é consequência do desequilíbrio dos cinco elementos e das substâncias vitais, e, com a prática do Yoga Lu Jong, esse equilíbrio se reestabelece, “abrindo os canais do corpo e permitindo que a energia flua de maneira apropriada”.

Loading ...


Um dos pontos trabalhados no Lu Jong é a coluna vertebral. Por meio da prática, há a ativação da energia interna, que promove o processo de cura, principalmente nessa região. “O Lu Jong ajuda a ganhar espaço entre as vértebras, libertando os bloqueios emocionais. Nutre as articulações que trabalham os bloqueios, que se manifestam em forma de doenças, e usa a respiração, desenvolvendo a calma interior e o equilíbrio mental.”

A professora garante que o Lu Jong pode ser praticado por idosos, adultos, crianças e pessoas com limitações físicas e mentais. “Todos os movimentos têm adaptações para execução de acordo com as limitações do aluno.” O ponto-chave é a união de postura e/ou forma com movimento, por meio da respiração. “Equilibrar essas energias gera muito prazer e harmonia internamente”, afirma.

A gestora de produtos Bárbara Faria, de 32 anos, estava buscando uma atividade para se sentir mais otimista e serena e, por meio de uma amiga, conheceu a prática tibetana. “Desde a primeira aula, já senti inúmeros benefícios, como a qualidade do sono e a concentração, e é ótimo para acalmar sentimentos e pensamentos aflorados. Começo a semana com a cabeça mais limpa”, conta. Já a estudante de engenharia de produção Rafaela Moraes, de 22, sempre tentou praticar meditação, mas, para ela, era desafiador manter a mente quieta. “Com o Lu Jong, o foco nos movimentos e nos exercícios de respiração, automaticamente minha mente e pensamentos já desaceleram. No fim do dia, consigo realizar minhas tarefas mais tranquilas, leve, disposta e de bom humor”, explica.

Loading ...


PARA TODOS 
 
 
 
 Fernanda Monte Alegre é enfermeira do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), na cidade mineira de Pará de Minas, e leva o ioga terapêutico tibetano aos usuários do SUS, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. “Na época, queria me tornar professora de ioga para aprender e usar comigo mesma e em família. Não imaginava que levaria a prática aos usuários do SUS neste primeiro momento.” Segundo ela, atender os usuários do Sistema Único de Saúde tem sido um presente divino e de muito aprendizado. “Mais de 1.100 pessoas já conheceram o Lu Jong em Pará de Minas”, conta.As aulas ocorrem semanalmente, de manhã e à tarde, em diferentes pontos da cidade, o que facilita o atendimento e o acesso aos usuários. “As sessões têm duração de uma hora e 15 minutos, seguidas de momento de aromaterapia e auriculoterapia, além do momento da meditação e relaxamento”, destaca.

De acordo com a professora, a prática tem criado um vínculo muito forte entre todos os participantes. “Após todas as práticas, temos relatos e feedback de muitos alunos, relatando a melhora física, emocional e espiritual. O Lu Jong nos traz muita clareza mental, atenção plena, energia, aceitação e compaixão pelas pessoas e, principalmente, por nós mesmos”, frisa. E essa conexão é vista na melhora de enfermidades que os alunos apresentam. “Ocorreram relatos da diminuição do consumo de antidepressivos, ansiolíticos, corticoides, anti-inflamatórios, antiarrítmicos, assim como diminuição de consultas médicas nas unidades de saúde.”

ONDAS 

Segundo Raíssa Perona, o fato de serem movimentos e “não asnas, como na maioria dos iogas”, torna o Lu Jong uma prática mais integral. “Ao movimentar e respirar, pontos secretos de energia do corpo são liberados, e os benefícios são sentidos já na primeira prática”, avalia. A professora classifica os benefícios em ondas. “A primeira onda é melhorar a energia vital e o fluxo com que essa energia flui no corpo. A segunda é a onda de benefícios mentais: acalma e equilibra a mente, liberta as emoções negativas e promove equilíbrio emocional, desenvolve a concentração, conscientização e autocontrole, comando e direcionamento de energia dentro do corpo, facilitando o processo curativo”, frisa. A terceira onda apresenta os benefícios físicos e uma maior resistência a doenças, o que contribui para a longevidade.

Loading ...


O objetivo é resgatar esse contato com o íntimo de cada um e ativar essa consciência desperta individual, de maneira que eles se sintam empoderados. “Em tempos como estes, devemos buscar nos conectar com a natureza, voltar às raízes, fazer as coisas de maneira simples. Isso gera gratidão, que gera bem-estar. Quanto mais próximos de nós mesmos, maior a felicidade”, pontua.

Fernanda Monte Alegre complementa dizendo que a prática milena trabalha de forma ciclica. Transformando os venenos mentais, como o apego, avareza, egoísmo, raiva, e orgulho em curas e libertação do sofrimento, diminuindo as doenças do corpo físico e gerando felicidade. “Passei a entender que o processo de saúde e cura inicia-se a partir de cada ser, de sua vontade inata de ser feliz e se libertar do sofrimento, e a prática regular do Yoga Tibetano nos auxilia alavancarmos para esta cura”, conclui.

* Estagiário sob a supervisão 
da subeditora Elizabeth Colares







depoimentos
 
Daniela Moraes

“Pratico a lu jong semanalmente há seis meses e já consigo observar mudanças significativas em meu corpo e mente. Fisicamente, obtive uma melhora de flexibilidade e postura, além de ter diminuído, praticamente erradicado, minhas crises de dores de cabeça e enxaqueca. Com a prática constante da ioga, adquiri também um maior controle sobre a minha ansiedade e inquietação da mente, tendo mais calma e presença para lidar com as situações rotineiras e desafiadoras do dia a dia. Outro ganho significativo para a minha vida foi o aumento da minha concentração e foco, o que me beneficia principalmente no trabalho e nos estudos.”

Loading ...