Estado de Minas 90 ANOS

Minas Tênis Clube, um celeiro de grandes atletas

Minas é um grande celeiro de craques, presentes na maioria das grandes conquistas brasileiras e com importantes títulos nas mais variadas modalidades


postado em 07/09/2018 07:15 / atualizado em 06/09/2018 21:48

Giulia Carvalho tem apenas 15 anos e já conquistou título brasileiro no nado borboleta. Gabriel Vilaça, um ano mais velho e 1,99m, acabou de voltar de um período de treinos na base da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei. O sonho de se tornar uma estrela das quadras foi o que levou Monique Helena, de 17, a deixar a casa dos pais, em Lavras, e se mudar para Belo Horizonte. O mesmo desejo faz Keren Santos, de 18, manter uma rotina completamente diferente das meninas de sua idade. Giulia, Gabriel, Monique e Keren representam os milhares de jovens que se dedicam diariamente, em cada canto do estado, para manter Minas Gerais como um celeiro de grandes atletas.


Gabriel Vilaça, 16 anos, Keren Santos, 18, Giulia Carvalho, 15, e Monique Helena, 17, fazem parte da nova safra de atletas do Minas que já se despontam no cenário nacional do vôlei e da natação(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Gabriel Vilaça, 16 anos, Keren Santos, 18, Giulia Carvalho, 15, e Monique Helena, 17, fazem parte da nova safra de atletas do Minas que já se despontam no cenário nacional do vôlei e da natação (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Identificar, moldar e formar craques dos campos, quadras, tatames, pistas e piscinas é um processo natural e fluido no esporte de Minas. Ao longo de nove décadas, o Estado de Minas acompanhou o surgimento de grandes estrelas e, à base de um trabalho árduo, o sucesso tem tudo para ser mantido por muito tempo. “É um trabalho de observação constante em busca de atletas. Por isso precisamos ter clubes fortes e escolas propiciando a prática esportiva”, conta Marcello Bencardino, coordenador de base de vôlei do Minas Tênis Clube.


Foi um desses acasos que levou Gabriel a conhecer o vôlei. “Eu fui buscar meu irmão na escola, quando o Sérgio Guilherme (técnico) me viu na rua e perguntou se eu queria treinar. Tinha 13 anos e mais de 1,80m. Comecei a treinar, passei no teste e, três anos depois, fui chamado para treinar com a Seleção Brasileira”, conta Gabriel, que, em julho passado, treinou em Saquarema e fez uma turnê de amistosos pelo interior do Paraná.


Quem também já teve o gostinho de fazer parte da Seleção Brasileira é a ponteira e oposta Keren Santos, que teve a oportunidade de conhecer sua referência no vôlei, a ponteira Natália, principal reforço do Minas para esta temporada. “Ela me falou da importância da disciplina, nutrição, cuidar da parte física. É muito bom conviver com ídolos por perto”, disse. Companheira de Keren na base minas-tenista, Monique terá a chance de conviver com sua ídola pelos corredores do clube, a ponteira Gabi, revelada pelo Mackenzie, contratada pelo Minas.


Monique deixou a casa dos pais antes de completar 15 anos. “Foi difícil deixar Lavras e vir para a cidade grande sozinha, mas eles me apoiaram muito”, conta.


HISTÓRIA VITORIOSA

Inaugurado em novembro de 1937, o Minas é um dos clubes mais tradicionais do país e responsável pela formação e desenvolvimento de dezenas de medalhistas olímpicos. Nas quadras, ainda na fase do amadorismo, a equipe de Adolfo Guilherme conquistou o bicampeonato da Taça Brasil. Na década de 1980, veio o tricampeonato, que transformou Belo Horizonte na capital brasileira do vôlei. O Minas conquistou mais um tricampeonato da Superliga, entre 2000 e 2002, e sagrou-se campeão pela última vez em 2007.


Em 2015, a UFMG inaugurou o Centro de Treinamento Esportivo (CTE), na Pampulha, dedicado ao desenvolvimento de esportes de alto rendimento(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press - 7/1/16)
Em 2015, a UFMG inaugurou o Centro de Treinamento Esportivo (CTE), na Pampulha, dedicado ao desenvolvimento de esportes de alto rendimento (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press - 7/1/16)

Passa por Minas a história vitoriosa da Seleção Brasileira. No ouro de Barcelona’1992 estavam o itabirano Talmo e o juiz-forano Giovane. No bicampeonato, em Atenas’2004, Anderson (Contagem) e André Nascimento (Juiz de Fora), além de outros atletas com passagem pelo Minas, como Giba, Maurício e Dante. No tri, no Rio’2016, Lucarelli (Contagem) e Maurício Souza (Iturama).


Na Seleção Feminina, quatro mineiras conquistaram o ouro: Sheilla Castro, revelada pelo Mackenzie, Walewska (ex-Minas), Fabiana, campeã da Superliga em 2002, e Sassá, de Barbacena. Na década de 1990, Minas cedeu várias atletas que ajudaram a fortalecer o esporte entre as mulheres. Do time campeão da Liga Nacional em 1993 despontaram Ana Flávia, Hilma e Arlene. No título de 2002, Érika e Fabiana.


Mas o Minas não brilhou só nas quadras, mas também no judô, basquete, tênis e natação. Nas piscinas, o clube conquistou nove troféus Maria Lenk e 11 do José Finkel, os brasileiros de verão e inverno. Entre os nadadores revelados pelo clube está Marcus Mattioli, bronze no revezamento em Moscou’1980, e Thiago Pereira, prata em Londres’2012. A tradição inspira novos atletas. “A rotina de treino e a estrutura oferecida aqui me motivam a nadar. Penso que posso ir mais longe e me dedico para isso”, conta Giulia, campeã brasileira e integrante da Seleção Brasileira juvenil nos últimos Jogos Sul-Americanos.

Nos tatames, o brasiliense Luciano Corrêa conquistou o bronze no Mundial do Egito, em 2005 e, dois anos depois ficou com o ouro no Mundial do Rio. Érika Miranda conquistou duas pratas e dois bronzes em Mundiais, entre 2013 e 2015. Além deles, Eduardo Bettoni conseguiu medalha em mundiais, por equipe, com o Brasil, no ano passado, em Budapeste.


PÁGINAS HISTÓRICAS

Estado de Minas, 27/11/1937
Inauguração que parou a cidade

Em 27/11/1937, o EM destacava a inauguração do Minas Tênis Clube, “a mais bela praça de esportes do Brasil”. As festividades ocorreram em dois dias, com a presença de equipes e atletas convidados, como os times de basquete do Palestra-SP e Riachuelo-RJ e as irmãs nadadoras Sieglinda e Maria Lenk.


Publicidade