Como chegamos até aqui?

Documentário reúne especialistas para tentar entender os erros do Brasil na guerra contra a COVID-19, que já matou mais de 100 mil no país

A resposta para essa pergunta não é simples, muito menos única. Para entender os aspectos que levaram o Brasil a superar a triste marca de 100 mil mortos pelo novo coronavírus , perguntamos a pesquisadores de diversas áreas de conhecimento como, afinal, o país se tornou o segundo em óbitos.

O webdoc Como chegamos até aqui? reúne depoimentos da infectologista Luana Araújo , especialista em saúde pública pela Universidade Johns Hopkins, da professora doutora Viviane Alves , do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, do doutorando em física Rafael Lopes , integrante do Observatório COVID-19 e do Instituto de Física Teórica da Unesp, e do virologista William Marciel de Souza , da Universidade de São Paulo e da Universidade de Oxford.

Sexto no ranking de países com mais habitantes, o Brasil tem apenas 2,6% da população mundial. Por outro lado, tem mais de 14% das mortes por COVID-19 e supera até mesmo nações muito mais populosas, como Índia e a própria China, marco zero da pandemia.


Reportagem

Fred Bottrel, Luiza Rocha e Rafael Alves

Produção

Larissa Kümpel e Jorge Lopes

Arte

Hudson Franco