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Estado de Minas MARKETING

ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DOS CLIENTES


postado em 07/07/2019 04:00

Uma empresa pode ser uma das melhores ou uma das piores empresas de um segmento de negócio. Muitas organizações ainda têm dificuldade de determinar exatamente qual a sua área de atuação. Sendo assim, elas não conseguem oferecer o melhor que podem aos seus clientes, pois nem aos seus clientes elas sabem dizer exatamente quem são.
 
Conhecer o público-alvo não significa apenas saber quem são as pessoas que fazem parte dele. Muito mais do que isso, é preciso saber tudo sobre as suas vidas, seus costumes, preferências, como se comportam no seu dia a dia, quanto normalmente estão dispostos a gastar com os produtos e serviços e, ainda mais, o que eles pensam da sua empresa, da sua marca, e por que eles vão até ela para comprar, em vez de ir em seus concorrentes.
 
Grande parte das organizações, principalmente as de médio e pequeno portes, geram resultados positivos ou negativos sem a devida certeza do por que esses resultados ocorrem. É preciso estudar cada vez mais detalhadamente o comportamento dos compradores. Criar formas de saber cada vez mais detalhes sobre as preferências e ir fazendo adequações no modo de oferecimento de produtos e serviços, bem como no relacionamento com eles, é questão sine qua non, pois os clientes vão evoluindo as suas razões de compras, o modo como preferem fazê-las, quanto estão dispostos a pagar por determinados produtos, como querem ser atendidos, que tipo de benefícios eles procuram a cada momento e outros detalhes importantes.
 
A questão é que grande parte das empresas ou não conhece essas preferências ou não acompanha as evoluções que ocorrem constantemente no modo de comprar do seu público-alvo.
A recomendação aqui é que os proprietários de negócios ou gestores de marketing dediquem boa parte do seu tempo e de suas equipes para estudar o seu mercado. É preciso permanecer sempre juntos com os seus clientes na linha de frente, buscando um feed-back direto na fonte, como forma de obter informações reais e atualizadas e, assim, poder fazer as devidas atualizações em suas formas de atuação com o seu público-alvo.
 
MOMENTOS E ATENDIMENTOS
 
O marketing tem como um de seus principais instrumentos as atividades de vendas. Seja qual for o segmento de mercado da empresa, ela vai ter sempre momentos decisivos que terão influencia direta em seus resultados. Três fatores são fundamentais para esses momentos. O primeiro deles é saber se, com os métodos de marketing atuais, as vendas serão capazes de transformar os compradores em verdadeiros clientes. O segundo fator é se os clientes vão permanecer por muito tempo como clientes e, por fim, se os clientes vão falar bem da empresa com todos aqueles com quem convivem ou tem algum tipo de relacionamento.
 
Considero fundamental que seja criada impressão positiva na mente dos clientes em todos e quaisquer relacionamentos que eles venham a ter com uma empresa. Isso não é fácil, pois em muitas organizações ainda se tem uma certa predominância do pensamento de que “fiz a minha parte, agora não é mais comigo” e isso quebra uma corrente de qualidade superior no relacionamento com o cliente.
 
Somente conseguirá resultados positivos nessa questão a empresa que tiver todos os seus funcionários preparados e com a devida competência para lidar com “gente”, particularmente com clientes. É fundamental que a organização, além de produtos e serviços dentro ou acima do padrão esperado pelos clientes, ofereça serviço de pós-vendas, inquestionável, pois tudo deve ser feito para que a sua satisfação seja garantida. Só consigo avaliar bem as organizações que efetivamente sabem impressionar os seus clientes. Tudo começa no momento do primeiro impacto, na apresentação, na aparência externa e interna da loja física, na qualidade de design do site ou de sua forma de apresentação no marketing place, uma espécie de shopping center virtual. A postura de todos os funcionários e a sua capacidade superior para o atendimento e relacionamento.  Em diversas empresas, até o sistema de atendimento robotizado precisa ser repensado. O sucesso das empresas pode ocorrer mais rápido se elas souberem trabalhar com seus momentos e atendimentos. 
 
 
Dicas
 
Indico o livro chamado O blues do consumidor. Por que seu cliente não está satisfeito, de Georges Chetochine. O livro fala da Era Homo Cliens
 
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