Jornal Estado de Minas

Seu Investimento

Como os novatos na bolsa de valores podem se blindar do medo

Não é de agora que escutamos que o investimento no mercado de ações proporciona bons lucros. Recentemente, a B3, a bolsa de valores brasileira, registrou recordes de entrada de investidores pessoa física, de forma que a mídia tem dado cada vez mais espaço para se falar do sobe e desce da bolsa. De acordo com dados da B3, o número de investidores na bolsa passou de 564 mil no fim de 2016 para 1,4 milhão em setembro de 2019, um crescimento de 150% em menos de três anos. Você já parou para pensar quando esse movimento de alta no mercado de ações começou?

 

Quando a maioria das pessoas estavam pessimistas com o Brasil, no auge da recessão econômica e, posteriormente, com o impeachment da presidente Dilma, vimos o Índice Bovespa (o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na B3) atingir o patamar de 40 mil pontos. Desde então, iniciou-se um movimento de alta, mesmo com o cenário econômico deteriorado e uma eleição conturbada pela frente. A célebre frase “compre ao som dos canhões e venda ao som dos violinos” explica bem essa passagem, que nada mais é que comprar na baixa e vender na alta. É uma grande verdade que, de tempos em tempos, isso se repete com as crises, independentemente do mercado.


Loading ...

 

Mas por que isso acontece? Porque as pessoas são movidas por sentimentos e emoções, agem de forma irracional e adotam um comportamento de manada. Elas acabam vendendo suas posições porque todos estão vendendo e, consequentemente, os preços caem. Os investidores que conseguem enxergar a situação por outro ângulo, sem ser influenciados por notícias e especulações de futuro, acabam tendo um comportamento mais racional. Para ter essa visão diferenciada, é preciso estar com seu portfólio de investimentos muito bem alinhado aos seus objetivos e expectativas de longo prazo. Caso contrário, suas decisões de investimentos serão guiadas pela ganância e o medo.

 

E o que a pessoa que está começando sua jornada de investidor precisa fazer para se blindar do medo e da ganância?

 

1. Ter um conhecimento básico para entender o cenário atual e alinhar suas expectativas com a estratégia de investimento adotada. Dessa forma, o investidor vai conseguir tomar uma decisão mais coe- rente. Não pense que esse conhecimento é algo complexo: estou falando de educação financeira básica.

 

2. Visão de longo prazo e carteira diversificada. Esses ingredientes são essenciais para o investidor dormir tranquilo. Quando a sua expectativa está atrelada a objetivos de longo prazo, que vão se concretizando ao longo da vida, e seu portfólio de investimentos é diversificado a ponto de as turbulências de curto prazo não provocarem fortes desvalorizações, dificilmente o investidor vai tomar decisões “no calor da emoção”. Muito pelo contrário, ele pode até mesmo aproveitar a oportunidade para realizar investimentos a preços mais atraentes.


Loading ...

 

3. Por último, e não menos importante, os aportes recorrentes são determinantes para acelerar o processo de acúmulo de patrimônio. Quando o investidor cria o hábito de poupar com frequência e investir, ele estará fazendo um preço médio dos ativos que compõem sua carteira ao longo do tempo, o que lhe deixa mais confortável diante das fortes movimentações que acontecem no curto prazo. Arrisco dizer que mais importante do que o valor inicial do seu investimento é o quanto você consegue somar ao longo da sua vida a esse investimento, é o que chamamos de aportes recorrentes.

 

Acredito que esses três passos iniciais sejam a forma ideal para o brasileiro ter sucesso na sua caminhada de investidor ao longo de toda a vida. No próximo artigo vamos falar sobre o momento certo de investir e se ainda existem boas oportunidades batendo na nossa porta.