Continue lendo os seus conteúdos favoritos.

Assine o Estado de Minas.

price

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Assine agora o Estado de Minas por R$ 9,90/mês. Experimente 15 dias grátis >>

Publicidade

Estado de Minas FORA DA CAIXA

A reação das vendas digitais aponta o caminho para o futuro dos negócios on-line

Saldo do RD Summit mostra aquecimento do marketing digital e do comércio on-line


postado em 09/11/2019 04:00 / atualizado em 09/11/2019 09:42

Eric Santos, presidente da Resultados Digitais, realizadora do RD Summit, maior evento de marketing digital da América Latina(foto: Resultados Digitais/Divulgação)
Eric Santos, presidente da Resultados Digitais, realizadora do RD Summit, maior evento de marketing digital da América Latina (foto: Resultados Digitais/Divulgação)


Um medidor do aquecimento do mercado digital brasileiro é o saldo do evento anual RD Summit, realizado desde 2013 em Florianópolis, Santa Catarina. E nesta semana, de quarta a ontem, ele reuniu o recorde de 12 mil pessoas, na chamada Ilha do Silício, nome em alusão ao Vale do Silício (EUA), se consolidando como o maior evento de  marketing digital da América Latina. É uma reação à expansão do número de pessoas conectadas e dispostas a comprar via internet, combinada com o número de empresas com presença na web.

“Dois a cada três brasileiros estão conectados”, destacou na abertura do evento Camilla Junqueira, CEO da Endeavororganização sem fins lucrativos de apoio a empreendedores de alto impacto. "Nos últimos 4 anos, o país saltou de 2,5 mil para 12,7 mil startups", completou. Ela resgatou a história de grandes empresas digitais – como a Nubank, 99 e Ebanx, todas fundadas em 2012 e que se tornaram unicórnios (avaliadas em mais de US$ 1 bilhão), abrindo no evento as discussões sobre o futuro dos negócios on-line.

"Inegável que, com a evolução do ecossistema digital, precisamos evoluir. E, uma vez que o jogo não está ganho, temos de abraçar as tendências, pensar diferente, fazer coisas novas", afirmou Eric Santos, presidente da Resultados Digitais, realizadora do RD Summit. Entre os principais pontos destacados pelos palestrantes estão: entender a jornada do cliente, quais problemas eles enfrentam, e quais soluções devem ser implementadas. Outros assuntos de vanguarda são big data (dados), machine learning (aprendizagem automática computacional) e a Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD). Em se tratando de vendas, o público lotou as salas onde era falado sobre o papel de vídeos e áudios na venda de um produto.

Confira abaixo, frases que foram destaques no RD Summit.

"Estamos na era em que podemos falar com milhões de pessoas. As pessoas querem dinheiro e seguidores"
Camila Renaux, especialista em marketing estratégico e gestão de negócios interativos

"A moeda mais cara hoje é a atenção das pessoas"
Rafael Rez, especialista em marketing digital e de conteúdo

"Torne a fraqueza dos concorrentes a sua força"
Sujan Patel, especialista em Growth Hacking

Conta digital e compras

O Banco Inter lançou o seu Super App, uma plataforma que, além dos serviços bancários, oferece produtos e serviços em mais de 60 lojas, como Americanas, Ali Express e Submarino, para seus mais de 3,7 milhões de correntistas. O banco é remunerado pelos varejistas para cada venda originada no aplicativo e repassa parte desse valor aos clientes, em forma de cashback (dinheiro de volta na conta). Primeiro banco 100% digital do país, oferecendo conta isenta de tarifas, foi o primeiro a abrir capital no Brasil. Conta com carteira de crédito de mais de R$ 3,9 bilhões, patrimônio líquido de R$ 973 milhões e R$ 6,7 bilhões de ativos totais.

Fazenda na indústria

A Mercedes-Benz do Brasil se uniu à startup mineira BeGreen e inaugurou, na fábrica de caminhões e ônibus em São Bernardo do Campo (SP), a primeira fazenda urbana dentro de uma indústria do país, onde toda a produção de verduras livre de agrotóxicos será destinada ao consumo. Serão beneficiados cerca de 10 mil funcionários em seus restaurantes e de organizações não governamentais (ONGs) parceiras, que passarão a receber os alimentos. Em Belo Horizonte, o Shopping Boulevard abriga uma fazenda urbana da BeGreen, que pode ser visitada pelo público diariamente.


Agenda

> As inscrições para a turma de 2020 do Scale-Up Endeavor, para aceleração de negócios de alto impacto, estão abertas. Empreendedores de Minas Gerais podem participar. Saiba mais em endeavor.org.br/scaleup/nacional

> A 4ª edição do Workshop de Ciências de Dados, Big Data e Analytics, realizado pela PUC Minas, reunirá profissionais, gestores de negócios e acadêmicos, de 27 a 29 de novembro, na unidade Praça da Liberdade (Rua Sergipe, 790, Savassi, BH). Inscrições: workshopbigdata.com.br.


Publicidade