(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas FORA DA CAIXA

Indústria próxima das startups


postado em 27/07/2019 04:00 / atualizado em 27/07/2019 08:37

(foto: Fotos: Sebastião Jacinto Júnior/Divulgação)
(foto: Fotos: Sebastião Jacinto Júnior/Divulgação)

De um lado, preparar startups (empresas de base tecnológica com a venda escalável de produtos ou serviços) para que estejam mais robustas no relacionamento com a indústria. Na outra mão, fazer com que a indústria sinta mais confiabilidade para testar e aplicar soluções tecnológicas das startups. A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais lança, na próxima semana, o programa Fiemg Lab 4.0 (foto), no qual reuniu 50 startups no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT-Senai), no Bairro Horto, em Belo Horizonte, com o objetivo acelerar soluções para o setor.
O grupo siderúrgico Gerdau, que tem mais de 200 startups em sua base de relacionamento, é uma das apoiadoras. “Queremos estreitar relacionamento, conectar problemas de negócio à inovação, colocar pessoas de fora da empresa para pensar e contaminar a nossa cultura”, exemplificou Rafael Oliveira, gerente técnico digital da Gerdau. Além da companhia com sede em Porto Alegre, o Fiemg Lab 4.0 tem, até o momento, o reforço da mineradora Vale, RHI Magnesita, Cemig, Sebrae e Fapemig. “Através da mudança de cultura destravamos oportunidades que nem imaginamos”, afirmou Leonardo Rodrigues, gerente de transformação digital da Vale.

O Fiemg Lab 4.0 será lançado nesta quarta-feira. Assista à entrevista com a gerente do empreendimento, Mariana Yazbeck:

"Vamos posicionar Minas Gerais como um grande polo de inovação e tecnologia para a indústria”


.Mariana Yazbeck, 
gerente do Fiemg Lab


Açolab comemora resultados

O Açolab – laboratório de inovação da ArcelorMittal Brasil – comemorou o seu primeiro aniversário. O espaço tornou-se referência no Brasil, servindo de inspiração para empresas dos ramos industrial e construção civil, e no próprio grupo ArcelorMittal, presente em 60 países. Até o momento, mais de 500 conexões já foram estabelecidas e 27 startups estão atualmente envolvidas na cocriação de soluções, com foco na melhoria de processos e produtos, desenvolvimento de novos modelos de negócio e ganhos para os clientes e o ecossistema de inovação.

Agenda

»  Foi lançada a terceira edição do Vallourec Open Brasil – competição que reúne startups brasileiras para resolver desafios reais da siderúrgica. Desta vez, a procura é por soluções para os setores jurídico, extração inteligente e mapeamento de ruídos. Inscrições até o dia 1º, no site vallourecopenbrasil.com.br.

»  A Associação Brasileira de Startups (ABStartups) promove o StartupOn, evento gratuito e itinerante desenvolvido em parceria com o Google for Startups e Sebrae Minas. Será nesta sexta-feira, no Granfino’s (Av. Brasil, 236, Santa Efigênia). Saiba mais em abstartups.com.br.

»   O ex-diretor de engenharia do comando de operações especiais da Força Área dos Estados Unidos Gabe Gabrielle fará a palestra “A Conquista do Espaço”, sobre sua trajetória, desafios e oportunidades na Nasa. Será em 6 de agosto, às 19h, no Raja Valley (Av. Raja Gabaglia, 4343, Santa Lúcia, BH). Detalhes em rajavalley.com.br.

»   O Amazon Web Services (AWS) realiza o AWS Startup Day para compartilhar experiências que englobam os aspectos essenciais para o início de uma startup ou novo projeto. Será em 8 de agosto, de 9h às 18h, no Ilustríssimo (Rua Maranhão, 56, Santa Efigênia). Informações no site awsstartupdaybh.splashthat.com. 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)