A oferta variada de produtos e serviços em lojas virtuais, com preços frequentemente inferiores aos das lojas físicas, ajuda a impulsionar vendas on-line. O e-commerce movimentou em Minas Gerais R$ 1,6 bilhão durante o primeiro trimestre deste ano, resultado 23,5% superior na comparação com o mesmo período de 2018, segundo dados apurados pelo Compre&Confie, empresa referência em inteligência de mercado, que monitora vendas reais de mais de 80% do varejo digital brasileiro. Foram 3,7 milhões de pedidos – uma média de 41 mil por dia.
As categorias mais consumidas são moda e acessórios (19,9%), entretenimento (19,9%) e telefonia (9,8%). Os principais responsáveis pelas compras têm de 36 a 50 anos e são do sexo feminino, de acordo com o levantamento. “O consumidor mineiro segue a tendência nacional de familiaridade com o varejo on-line, ainda mais em um cenário de restrição de crédito como o atual”, afirma André Dias, diretor-executivo do Compre&Confie.
Varejo e pagamento
Durante o debate entre os convidados do CEO Fórum 2019, realizado nesta semana pela Câmara Americana de Comércio (Amcham-BH), os presidentes da Avon, José Marino, e da Stone Pagamentos, Augusto Lins, compartilharam suas percepções sobre o mercado varejista. “A venda direta, o modelo de e-commerce e o relacionamento com o cliente são pilares”, avaliou Marino. Se muda a forma de compra, seja na loja, no porta a porta ou pela internet, muda também a forma de pagamento.
Tecnologia no cardápio
Depois de três anos de funcionamento no Bairro Santa Tereza, Região Leste de Belo Horizonte, o Protótipo Bar (foto) passou a usar um aplicativo, o Untappd, que informa aos clientes sobre os 18 diferentes tipos de chope artesanais que estão disponíveis naquele momento. Como é uma bebida não pasteurizada, que deve ser consumida fresca, o revezamento de rótulos é frequente. E toda essa movimentação pode ser acompanhada on-line, em tempo real, no telefone do cliente. Além disso, todos os detalhes de cada bebida são destrinchados pelos próprios produtores da bebida, com a participação de usuários. Além do chopp, o cardápio da casa conta com 80 rótulos fixos de cerveja.
SingularityU Contagem Chapter
É um grupo local que trabalha em colaboração com a Singularity University – comunidade global de aprendizado e inovação, criada na base de pesquisa da Nasa, no Vale do Silício (EUA), que capacita líderes com as mais modernas tecnologias para o enfrentamento de grandes problemas globais. O capítulo Contagem foi inaugurado este ano e seu embaixador é José Rubinger, diretor comercial da startup TiX Tecnologia Assistiva, nos Estados Unidos batizada de Key2enable. Sua tecnologia tem por objetivo empoderar as crianças com deficiência à inclusão escolar por meio de teclado digital. Em 2018, a startup foi reconhecida como capaz de impactar 1 bilhão de pessoas até 2030. Na próxima semana, Rubinger conta detalhes sobre essa história no SingularityU Brazil Summit, em São Paulo..